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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35743
Título: | Ferramenta computacional para simulação de aeronaves rádio controladas |
Título(s) alternativo(s): | Computational tool for simulation of radio controlled aircrafts |
Autor(es): | Bonote, Matheus Nogueira |
Orientador(es): | Silva, Cláudio Tavares da |
Palavras-chave: | Simuladores de vôo Drone Aeronaves - Projetos Aeronaves - Simulação por computador Flight simulators Drone aircraft Airships - Design Airships - Computer simulation |
Data do documento: | 21-Jun-2023 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | BONOTE, Matheus Nogueira. Ferramenta computacional para simulação de aeronaves rádio controladas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023. |
Resumo: | Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma ferramenta computacional inovadora para a simulação de voos de VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulados) e sua aplicação na competição de Aerodesign da SAE. No Brasil, a competição de Aerodesign da SAE é um evento anual que reúne estudantes de engenharia de todo o país, desafiando-os a projetar, construir e voar aeronaves radiocontroladas. Com o objetivo de fornecer aos participantes da competição uma ferramenta que auxilie no desenvolvimento e aprimoramento de suas aeronaves, foi desenvolvida uma ferramenta computacional que permite a simulação de voos de VANTs. A ferramenta desenvolvida oferece recursos como planejamento de missões, definição de trajetórias, visualização tridimensional do ambiente de voo e análise de desempenho e estabilidade do VANT. Esses recursos podem ser adaptados e aplicados no contexto da competição de Aerodesign, permitindo que as equipes simulem o comportamento de suas aeronaves em diferentes cenários e condições de voo.Ao utilizar a ferramenta de simulação de VANTs, as equipes da competição de Aerodesign podem avaliar a eficiência aerodinâmica de seus projetos, realizar ajustes e otimizações, além de analisar a estabilidade e o desempenho da aeronave em diferentes manobras. Isso possibilita um refinamento do projeto antes da construção física da aeronave, economizando recursos e aumentando as chances de um desempenho competitivo. Além disso, a ferramenta também permite a análise de riscos e a identificação de possíveis problemas de segurança nas aeronaves. Dessa forma, as equipes podem tomar medidas preventivas e adotar estratégias de voo mais seguras, garantindo a integridade das aeronaves e a segurança dos participantes da competição. Portanto, a aplicação da ferramenta de simulação de voos de VANTs na competição de Aerodesign da SAE proporciona uma abordagem inovadora e eficiente no desenvolvimento e aprimoramento das aeronaves projetadas pelas equipes. Essa ferramenta contribui para a melhoria do desempenho, segurança e competitividade das aeronaves na competição, promovendo avanços significativos no campo do Aerodesign. |
Abstract: | This work shows the development of an innovative computational tool for UAV (Unmanned Aerial Vehicle) flight simulation and its application to Aerodesign competitions from SAE. In Brazil, the Aerodesign competition from SAE is an annual event that gathers engineering students from all over the country, challenging them to design, build and operate radiocontrolled aircrafts. With the goal of providing the competitors a tool that helps them in ther development and improving processes, it was developed a computational tool that allows them to simulate UAV flights. The tool developed offers features like mission planning, path defining, tridimensional visualization of the flight environment and performance and stability analysis of the aircraft. These features can be adapted and applied in the Aerodesign context, allowing teams to simulate the behavior of the aircraft in different states and conditions of flight. Using the UAV simulation tool, Aerodesign teams may evalue the aerodinamical efficiency of their projects, make ajustsments and optimizations, in addition to analyzing the stabily and performance of the aircraft in different manouvers. This allows the refinement of the project before the physical construction of the aircraft, saving resources and increasing chances of a competitive performance. In addition, the tool also allows analysis of risks and the identification of possible safety problems on the aircraft. This way, teams can act preventively and adopt safer flight strategies, assuring the aircraft integrity and safety of those present. Therefore, the application of this UAV flight simulation tool on the Aerodesign competition from SAE provides an innovative and effitient approach on developing and optimizing the aircrafts designed by the teams. This tool contributes to improving performance, safety and competitivety of the aircrafts in the competition, providing significant progress in Aerodesign. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35743 |
Aparece nas coleções: | CT - Engenharia Mecânica |
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