Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35734
Título: Desenvolvimento de assento para veículo de competição formula SAE: projeto, seleção de materiais e execução
Título(s) alternativo(s): Racing seat development for a formula SAE competition race car: design, material selection and execution
Autor(es): Klingenfuss, Kelvin Salomons
Camillo, Macelo Vinicius
Orientador(es): Villanova, Rodrigo Lupinacci
Palavras-chave: Projeto de produto
Automóveis - Projetos e construção
Corridas de automóveis
Processos de fabricação
Product design
Automobiles - Design and construction
Automobile racing
Manufacturing processes
Data do documento: 22-Jun-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: KLINGENFUSS, Kelvin Salomons; CAMILLO, Marcelo Vinicius. Desenvolvimento de assento para veículo de competição formula SAE: projeto, seleção de materiais e execução. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
Resumo: O banco deve acomodar o piloto confortavelmente com o carro sendo dirigido próximo do seu limite por um período prolongado de tempo. Em um carro de baixa massa e alto desempenho como um Fórmula SAE, este banco também precisa, além de resistente, ser leve e delgado de forma a posicionar o piloto o mais baixo possível no carro. Tais contraditórios requisitos acabam tornando necessário o emprego de materiais e processos de custo elevado. Motivados por este desafio, é proposto como objetivo deste trabalho produzir a solução mais eficiente para as condições da equipe que participa da categoria pela UTFPR Curitiba. Serão feitos estudos, benchmarking, e posterior ao projeto e fabricação, testes para validação do componente final.
Abstract: The seat must fit the driver comfortably while the car is being driven close to its limit for an extended period of time. In a low mass and high performance vehicle such as a Formula SAE, this seat must be resistant, however also light and thin ensuring driver’s position is as low as possible in the car. Such contradictory requirements end up demanding the usage of high cost materials and processes. Motivated by this challenge, it is proposed as the goal of this essay to deliver the most efficient solution given the conditions of the team that represents Curitiba’s Federal University of Technology of Paraná on Formula SAE series. Studies will be conducted as well as benchmarking on other teams, and, later to the project and manufacturing, testing for validation of the final component.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35734
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
desenvolvimentoassentoveiculocompeticao.pdf21,28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons