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Título: Desenvolvendo a autorregulação da aprendizagem matemática por meio de ciclos de aprendizagem orientados: uma intervenção no ensino de limites no contexto do ensino superior
Título(s) alternativo(s): Developing the self-regulation of mathematical learning through guided learning cycles: an intervention in the teaching of limits in the context of higher education
Autor(es): Silva, Francini Damiani e
Orientador(es): Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Ensino superior
Aprendizagem
Eficácia no ensino
Mathematics - Study and teaching
Education, Higher
Learning
Effective teaching
Data do documento: 5-Ago-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: SILVA, Francini Damiani e. Desenvolvendo a autorregulação da aprendizagem matemática por meio de ciclos de aprendizagem orientados: uma intervenção no ensino de limites no contexto do ensino superior. 2024. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2024.
Resumo: A problemática do fracasso escolar entre estudantes em diferentes níveis de aprendizagem, especialmente no contexto do estudo da matemática, é um tema amplamente discutido em diversos âmbitos educacionais. Neste sentido, para enfrentar esses desafios, pesquisas recentes têm mostrado uma relação direta e favorável entre a Autorregulação da Aprendizagem (ARA) e o desempenho acadêmico. Diante do cenário de baixa proficiência em disciplinas matemáticas do Ensino Superior, especialmente em semestres iniciais e vislumbrando possibilidades de amenizar esse quadro com a ARA, a presente pesquisa foi movida pela seguinte pergunta: De que forma os ciclos de aprendizagem orientados, de acordo com as concepções de autorregulação da aprendizagem de Zimmerman (1998) e a teoria da autoeficácia de Bandura (2008, 2010), contribuem para o desenvolvimento da autorregulação da aprendizagem matemática em acadêmicos do primeiro período de Engenharia Mecânica, especificamente na aprendizagem do conteúdo de limites? A pesquisa foi realizada em uma turma na disciplina de Cálculo Diferencial na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. A análise de dados ocorreu majoritariamente de forma qualitativa, embora em alguns momentos algumas análises quantitativas também tenham sido consideradas. Para tal, algumas aulas da disciplina Cálculo Diferencial foram conduzidas pela pesquisadora, a fim de trabalhar toda a teoria de limites por meio de três ciclos de aprendizagem orientados. Esses ciclos integraram momentos presenciais, durante o horário regular das aulas, e momentos remotos, realizados fora do horário de aula, em horários mais adequados às especificidades e rotinas de cada acadêmico. Este estudo sustentou a hipótese de que ensinar o conteúdo de limites por meio dos ciclos de aprendizagem promoveria uma melhora no processo autorregulatório e um aumento significativo no desempenho acadêmico dos discentes participantes. De fato, verificou-se, por meio da análise qualitativa dos dados coletados e dos resultados da escala EEAMU, que o nível de uso de estratégias de aprendizagem aumentou e os alunos passaram a apresentar mais comportamentos autorregulados. Vários acadêmicos adotaram uma postura mais ativa em relação ao próprio processo de aprendizagem, sendo capazes de planejar estratégias de estudo para alcançar seus objetivos, o que indica resultados positivos no desenvolvimento da ARA, particularmente no aspecto da Autorregulação da Aprendizagem Matemática (ARAM).
Abstract: The issue of academic failure among students at various levels of learning, especially in the context of mathematics education, is a widely discussed topic in various educational spheres. In this regard, recent research has shown a positive correlation between Self-Regulated Learning (SRL) and academic performance. Given the scenario of low proficiency in mathematics subjects at the higher education level, particularly in the early semesters, and envisioning possibilities to alleviate this situation through SRL, the present research was driven by the following question: How do guided learning cycles, according to Zimmerman’s (1998) conceptions of self-regulated learning and Bandura’s (2008, 2010) theory of self-efficacy, contribute to the development of mathematical self-regulation in first-semester Mechanical Engineering students, specifically in learning the content of limits? The research was conducted in a Differential Calculus class at the Federal University of Paraná. Data analysis was primarily qualitative, although some quantitative analyses were also considered. For this purpose, some Differential Calculus classes were conducted by the researcher to teach the entire theory of limits through three guided learning cycles. These cycles included in-person sessions during regular class hours and remote sessions held outside of class hours, at times more suited to each student's specific needs and routines. The study supported the hypothesis that teaching the content of limits through learning cycles would improve the self-regulatory process and significantly enhance the academic performance of the participating students. Indeed, through qualitative analysis of the collected data and results from the EEAMU scale, it was observed that the level of use of learning strategies increased and students exhibited more self-regulated behaviors. Several students adopted a more proactive approach to their learning process, being able to plan study strategies to achieve their goals, indicating positive results in the development of SRL, particularly in the aspect of Mathematical Self-Regulated Learning (MSRL).
Descrição: Acompanha produção técnica: Orientações para construção e implementação de ciclos de aprendizagem orientados visando a promoção da autorregulação da aprendizagem matemática
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35721
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