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Campo DCValorIdioma
dc.creatorGuarnieri, Patrícia-
dc.date.accessioned2018-11-23T12:28:02Z-
dc.date.available5000-01-01-
dc.date.available2018-11-23T12:28:02Z-
dc.date.issued2006-12-01-
dc.identifier.citationGUARNIERI, Patrícia. Nível de formalização na logística de suprimentos da indústria automotiva: análise do caso das montadoras. 2006. 162 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2006.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3571-
dc.description.abstractOne of the major challenges for the companies of industrial segment is to know how to manage its supply chain in an efficiently and comprehensively form. The automotive segment can be considered representative in this sense and deserves to be noticeable once it presents considerable initiatives in the supply chain management (SCM). Thus, it is prominent to study the main factors of the SCM that impacts in the supplying of Brazilian automotive industries output. In order to answer this question, it was accomplished an applied, exploratory, descriptive and qualitative research, through inductive approach. The technical procedure used to collect the data was a survey with an additional source from the technical visit to a representative supplier of the automotive industry, aiming to deepen some pertinent questions. The data collection was carried out through questionnaires, semistructured interview, direct observation and documentary analysis. The main objective of the research was to verify the level of formalization of supply logistics of the Brazilian automakers. Therefore, in order to attend this objective, it was necessary to verify the concepts and technological tools used in the activities involved in the supplying processes of the output, aiming at the resources optimization; analyze whether or not the SCM vision of the suppliers converges with the SCM vision of the automakers, and diagnose the existence of partnerships between suppliers and clients. It was verified that, among the factors considered, the difficulty of implementation of the SCM concept is detached as the incoherence in the culture of the companies researched, concerning the partnerships and the information exchanging among the involved members.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.subjectIndústria automobilísticapt_BR
dc.subjectLogística empresarialpt_BR
dc.subjectCultura organizacionalpt_BR
dc.subjectAdministração de materialpt_BR
dc.subjectAutomobile industry and tradept_BR
dc.subjectBusiness logisticspt_BR
dc.subjectCorporate culturept_BR
dc.subjectMaterials managementpt_BR
dc.titleNível de formalização na logística de suprimentos da indústria automotiva: análise do caso das montadoraspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoUm dos maiores desafios para as empresas do segmento industrial é saber como gerenciar sua cadeia de suprimentos de forma abrangente e eficaz. O segmento automotivo pode ser considerado representativo neste sentido e merece ser destacado, pois apresenta iniciativas consideráveis no gerenciamento da cadeia de suprimentos. Por isso, julgou-se relevante estudar quais são os principais fatores que impactam no abastecimento da produção das indústrias automotivas brasileiras. Para responder a esta questão realizou-se uma pesquisa aplicada, exploratória e descritiva, através do método indutivo que, do ponto de vista da abordagem do problema, caracteriza-se como qualitativa. O procedimento técnico utilizado foi o levantamento de dados, tendo como procedimento adicional a realização de visita técnica em um dos fornecedores da indústria automotiva, visando aprofundar algumas questões pertinentes. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários de pesquisa, entrevista semi-estruturada, observação direta e análise documental. O principal objetivo da pesquisa foi verificar o nível de formalização na logística de suprimentos das montadoras da indústria automotiva brasileira. Para atender a este objetivo foi necessário verificar os conceitos e ferramentas tecnológicas utilizadas nas atividades envolvidas no processo de suprimento da produção; analisar se a visão do GCS dos fornecedores converge com a visão das montadoras e diagnosticar a existência de parcerias entre fornecedores e clientes. Percebeu-se que entre os fatores considerados na dificuldade de implantação do conceito do GCS destaca-se a incoerência na cultura das empresas pesquisadas, no que se refere às parcerias e ao intercâmbio de informações entre os membros envolvidos.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7909091619260597pt_BR
dc.contributor.advisor1Hatakeyama, Kazuo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1365035677484069pt_BR
dc.contributor.referee1Hatakeyama, Kazuo-
dc.contributor.referee2Kliemann Neto, Francisco José-
dc.contributor.referee3Vieira, Guilherme Ernani-
dc.contributor.referee4Resende, Luis Mauricio Martins de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
dc.subject.capesEngenharia de Produçãopt_BR
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