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Título: Processo decisório de gestão da evasão nos cursos de graduação da Universidade Federal do Sul da Bahia: contribuições da abordagem da mineração de dados educacionais
Título(s) alternativo(s): Dropout management decision-making process in undergraduate courses at the Federal University of Southern Bahia: contributions of the educational data mining approach
Autor(es): Bastos, Anna Carla Freire Luna Campêlo
Orientador(es): Oliveira, Oséias Santos de
Palavras-chave: Universidades e faculdades - Administração
Ensino superior
Evasão universitária
Mineração de dados (Computação) - Educação
Política pública
Administração pública - Processo decisório
Universities and colleges - Administration
Education, Higher
College dropouts
Data Mining - Education
Public policy
Public administration - Decision making
Data do documento: 20-Nov-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BASTOS, Anna Carla Freire Luna Campêlo. Processo decisório de gestão da evasão nos cursos de graduação da Universidade Federal do Sul da Bahia: contribuições da abordagem da mineração de dados educacionais. 2024. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2024.
Resumo: A Educação é fundamental para a Administração Pública democrática, pois promove equidade, desenvolvimento econômico e inclusão social. No entanto, apesar dos avanços rumo à universalização, desafios complexos persistem, e a evasão se destaca como um grande obstáculo, demandado Políticas Públicas eficientes. Esta pesquisa tem como objetivo apresentar estratégias específicas para a gestão da evasão acadêmica nos cursos de graduação da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) a partir da utilização da abordagem de Mineração de Dados Educacionais, entregando um Relatório de Consultoria, com vistas ao enfrentamento desta problemática e a sugestão de práticas para melhoria da gestão da evasão existente na instituição. O método de pesquisa se pauta por uma abordagem quantitativa, de natureza aplicada e aliada à pesquisa exploratória explicativa. A partir de um estudo bibliométrico, composto pelo referencial teórico e revisão bibliográfica com aplicação da Teoria do Enfoque Meta-Analítico Consolidado (TEMAC) associada a uma pesquisa documental foram investigando dados secundários, quantitativos, com análise de Regressão Logística e Árvore de Decisão aplicadas ao estudo de caso. A amostra inicial é composta por dados secundários, com 11.626 linhas relacionadas aos cursos de graduação e 502.403 relacionadas as disciplinas, dos estudantes de graduação da Universidade Federal do Sul da Bahia quando 23 variáveis foram nomeadas. A amostra foi preparada observando a curva de normalidade, identificando dados faltantes e os outliers. Os resultados apontam a Regressão Logística realizada por curso, sendo destacadas como as principais variáveis o CR (β 0,362) e a Permanência (β 0,139) e por disciplinas, a relevância que recaiu sobre a Média Final (β 1,759) e a Carga Horária Total (β 0,007). A pesquisa foi aprofundada com a modelagem por Árvore de Decisão, apresentando acurácia de 86,7% e revelando que o fator mais relevante para prever a evasão na UFSB é o tempo de Permanência, seguido de Coeficiente de Rendimento (CR), Idade, Campus e Distância da residência em relação à universidade. Os resultados evidenciam tópicos que não foram encontrados em outras literaturas científicas sobre o tema da evasão. O propósito do trabalho foi completamente alcançado com elaboração do Produto Técnico-Tecnológicos, delimitado em um Dashboard do Observatório da Evasão apresentado sob o formato de um Relatório de Consultoria contendo propostas de intervenções e a sugestão de desenvolvimento de aplicativo.
Abstract: Education is essential for democratic Public Administration, as it promotes equity, economic development, and social inclusion. However, despite advances towards universalization, complex challenges persist, and dropout is a major obstacle, demanding efficient Public Policies. This research aims to propose specific strategies for the management of academic dropout in undergraduate courses at the Federal University of Southern Bahia (UFSB) based on the use of the Educational Data Mining approach, delivering a Consulting Report, to address this problem and suggest practices to improve the management of dropout in the institution. The research method is based on a quantitative approach, of an applied nature and combined with explanatory exploratory research. Based on a bibliometric study, composed of the theoretical framework and bibliographic review with the application of the Theory of Consolidated Meta-Analytic Approach (TEMAC) associated with documentary research, secondary, quantitative data were investigated, with Logistic Regression and Decision Tree analysis applied to the case study. The initial sample is composed of secondary data, with 11,626 lines related to undergraduate courses and 502,403 related to disciplines, from undergraduate students at the Federal University of Southern Bahia when 23 variables were named. The sample was prepared by observing the normality curve and identifying missing data and outliers. The results indicate the Logistic Regression performed by course, highlighting as the main variables the CR (β 0.362) and Permanence (β 0.139) and by disciplines, the relevance that fell on the Final Average (β 1.759) and Total Workload (β 0.007). The research was deepened with Decision Tree modeling, presenting an accuracy of 86.7% and revealing that the most relevant factor in predicting dropout at UFSB is the length of Permanence, followed by Performance Coefficient (CR), Age, Campus, and Distance from residence to the university. The results highlight topics not found in other scientific literature of evasion. The purpose of the work was fully achieved with the preparation of the Technical-Technological Product, delimited in a Dashboard of the Evasion Observatory presented in the format of a Consulting Report containing intervention proposals and suggestions for application development.
Descrição: Acompanha produção técnica: Observatório da Evasão
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35719
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Administração Pública em Rede Nacional

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