Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35716
Título: Formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental para o uso de podcasts: análise e prática do letramento digital
Título(s) alternativo(s): Teacher training for early years teachers in elementary education for the use of podcasts: analysis and practice of digital literacy
Autor(es): Bataglia, Jackeline dos Santos
Orientador(es): Silva, Alessandra Dutra
Palavras-chave: Professores - Formação
Letramento digital
Mídia social na educação
Podcasts
Teachers, Training of
Computer literacy
Social media in education
Podcasts
Data do documento: 10-Dez-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: BATAGLIA, Jackeline dos Santos. Formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental para o uso de podcasts: análise e prática do letramento digital. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2024.
Resumo: O trabalho realizado pelos professores na Educação Básica, mais precisamente com estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, traz muitos desafios, dentre os quais está a avaliação dos conhecimentos que os alunos já possuem e a identificação de onde o aluno pode avançar, com apoio do professor e dos colegas. Para isso, os professores contam com observação, avaliações formativas, diálogos e outras estratégias que os permitem identificar o desempenho e a necessidade dos alunos e, também, na proposição de estratégias para que eles se desenvolvam e avancem no processo de aprendizagem. Nesse sentido, as tecnologias digitais podem otimizar a prática de sala de aula e o trabalho do professor. Desta forma, este estudo propõe como objetivo geral: refletir sobre as potencialidades do uso do podcast nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com base no objetivo geral, elencamos os seguintes objetivos específicos: elaborar o produto educacional - Guia para identificar a zona de desenvolvimento real e potencial dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, por meio do gênero digital podcast; aplicar o produto educacional a professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental dos municípios de Londrina e Ibiporã, ambas as cidades localizadas no estado do Paraná; analisar os resultados desta aplicação; discutir os letramentos digitais desenvolvidos pelos professores ao longo da formação para o uso do recurso podcast; e apresentar as percepções dos professores participantes da formação para o uso de podcast junto aos seus alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. As categorias de pesquisa utilizados foram a qualitativa e de campo, conforme Tozoni-Reis (2009). Os resultados mostraram que o recurso digital podcast tem potencial para auxiliar os professores na identificação da zona de desenvolvimento real e potencial dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os letramentos digitais desenvolvidos pelos professores foram o de multimídia e móvel, uma vez que eles utilizaram o aplicativo Podcasters para produzir o podcast, que envolve o uso de som e de imagens para produzir um gênero textual, e se comunicaram através da internet móvel. A maioria avaliou a proposta como produtiva e, a partir dos conhecimentos adquiridos ao longo da formação, conseguiu empregar o podcast em atividades realizadas junto aos seus estudantes.
Abstract: The work carried out by teachers in Basic Education, more specifically with students in the early years of Elementary School, brings many challenges, among which is the assessment of the knowledge that students already have and the identification of where the student can advance, with the support of the teacher and colleagues. To this end, teachers rely on observation, formative assessments, dialogues and other strategies that allow them to identify the performance and needs of students and also propose strategies for them to develop and advance in the learning process. In this sense, digital technologies can optimize classroom practice and the work of the teacher. Thus, this study proposes as a general objective: to reflect on the potential of using podcasts in the early years of Elementary School. Based on the general objective, we list the following specific objectives: to develop the educational product - Guide to identify the zone of real and potential development of students in the early years of Elementary School, through the digital podcast genre; to apply the educational product to teachers in the early years of Elementary School in the cities of Londrina and Ibiporã, both cities located in the state of Paraná; to analyze the results of this application; to discuss the digital literacies developed by teachers throughout the training for the use of the podcast resource; and to present the perceptions of the teachers participating in the training for the use of podcasts with their students in the early years of Elementary School. The categories of research used were qualitative and field research, according to Tozoni-Reis (2009). The results showed that the digital podcast resource has the potential to help teachers identify the real and potential development zone of students in the early years of Elementary School. The digital literacies developed by the teachers were multimedia and mobile, since they used the Podcasters application to produce the podcast, which involves the use of sound and images to produce a textual genre, and communicated through the mobile internet. Most evaluated the proposal as productive and, based on the knowledge acquired throughout the training, were able to use the podcast in activities carried out with their students.
Descrição: Acompanha produto educacional "Um guia para identificar a zona de desenvolvimento real e potencial dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, por meio do gênero digital podcast"
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35716
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
professoresanosiniciaisletramentodigital.pdf21,4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
guiadesenvolvimentoanosiniciaispodcast_produto.pdf20,43 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons