Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35709
Título: | Metodologia de oficina com bonecos de resíduos têxteis: educação, arte e ambiente |
Título(s) alternativo(s): | Workshop’s methodology with textile waste puppets: education, art and environment |
Autor(es): | Munaretto, Elisangela Christiane de Pinheiro Leite |
Orientador(es): | Silva, Maclovia Corrêa da |
Palavras-chave: | Residuos têxteis Educação ambiental Arte Reaproveitamento (Sobras, refugos, etc.) Sustentabilidade Textile waste lnvironmental education Art Recycling (Waste, etc.) Sustainability |
Data do documento: | 4-Out-2024 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | MUNARETTO, Elisangela Christiane de Pinheiro Leite. Metodologia de oficina com bonecos de resíduos têxteis: educação, arte e ambiente. 2024. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2024. |
Resumo: | Esta Tese trata da metodologia de oficina com bonecos de resíduos têxteis, nas abordagens de educação, arte e ambiente. Neste caminho, paralelamente aos contextos educativos, artísticos e ambientais, encontra-se a interdisciplinaridade em processos de leitura, contextualização e criação por meio de bonecos. A pergunta de pesquisa norteadora foi a seguinte: De que forma a metodologia da oficina pode marcar a diferença, e pôr em evidência, as condições de produção, consumo e descarte inadequado de resíduos têxteis? A metodologia de oficina perpassou por mãos encantadas de seres culturais e cognitivos, para transfigurar os resíduos têxteis por meio do reaproveitamento e da reutilização. O objetivo central da pesquisa foi explorar as potencialidades de resíduos têxteis, enquanto matéria-prima, por meio da metodologia da oficina de bonecos, em contextos educativos, artísticos e ambientais. Após o levantamento bibliográfico, foram definidos os seguintes objetivos específicos: revisão da literatura, recorrendo aos acervos de bibliotecas digitais e físicas; planejamento e elaboração de oficinas de bonecos com resíduos têxteis como matéria-prima; e aplicação da metodologia de oficina de educação, arte e ambiente. A pesquisa privilegiou a metodologia da oficina, com abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, e abarcou a revisão de literatura, a coleta de dados em diário de bordo, entrevista, conversas e avaliações junto aos participantes das oficinas. Os resultados de pesquisa validaram a metodologia da oficina para a apropriação de saberes e conhecimentos da tríade educação, arte e ambiente. Os bonecos de resíduos têxteis, com expressões culturais próprias, utilizados em oficinas, foram costurando, com linhas coloridas, relacionamentos, encantamentos, interações, sentidos, estéticas e criações. |
Abstract: | This Thesis treats with the workshop’s methodology using textile waste puppets, in the approaches of education, art and environment. In this path, in parallel with educational, artistic and environmental contexts, we meet with interdisciplinarity’s reading, contextualization and creation’s processes through puppets. The principal research question is: How can the workshop’s methodology make a difference, and highlights the production, consumption and inappropriate deposit’s conditions of textile waste? The workshop’s methodology passed through the enchanted hands of cultural and cognitive beings, to transfigure textile waste through reuse and repurpose. The central objective of the research was to explore the potential of textile waste, as a raw material, through the puppets workshop’s methodology, in educational, artistic and environmental contexts. After the bibliographic survey, the following specific objectives were defined: literature review, using digital and physical library collections; planning and preparing puppets workshops using textile waste as raw material; and application of the education, art and environment workshop’s methodology. The research favored the workshop’s methodology, with a qualitative, exploratory and descriptive approaches, and included a literature review, data collection in board journals, interviews, conversations and evaluations with workshop participants. The Thesis’ results validated the workshop’s methodology for knowledge’s appropriation from the triad of education, art and environment. The textile waste puppets, with their own cultural expressions, used in workshops, were sewing, with colorful threads, relationships, enchantments, interactions, meanings, aesthetics and creations. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35709 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
metodologiaoficinabonecosresiduos.pdf | 14,7 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons