Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35707
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Claudia Oliveira de Almeida-
dc.date.accessioned2025-01-02T17:51:27Z-
dc.date.available2025-01-02T17:51:27Z-
dc.date.issued2024-12-06-
dc.identifier.citationSANTOS, Claudia Oliveira de Almeida. Matemática e GeoGebraScript na arte de Luiz Sacilotto: uma abordagem interdisciplinar. 2024. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35707-
dc.description.abstractThis work aims to explore the intersection between Art and Mathematics through geometric transformations on the plane, using Luiz Sacilotto’s artworks as a reference to deepen this connection. Simultaneously, it seeks to integrate programming in GeoGebraScript, employing GeoGebra as a technological tool to reinterpret and create new artworks, expanding the understanding of mathematical concepts and the artistic creative process, while also serving as an excellent introduction to programming. The application of an educational resource, developed in digital book format, in regular Mathematics classes for the 2nd year of Ensino Médio (equivalent to High School in the Brazilian education sistem) presents challenges due to the limited time allotted in the curriculum. As an alternative, the creation of an interdisciplinary formative pathway is suggested, integrating Mathematics, Art, and Programming, aligned with the National Common Curricular Base (BNCC), with the objective of promoting an integrated learning of geometric transformations on the plane.pt_BR
dc.description.sponsorshipUniversidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectMatemática na artept_BR
dc.subjectGeoGebra (Software)pt_BR
dc.subjectSacilotto, 1924-2003pt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectGeometrypt_BR
dc.subjectMathematics in artpt_BR
dc.titleMatemática e GeoGebraScript na arte de Luiz Sacilotto: uma abordagem interdisciplinarpt_BR
dc.title.alternativeMathematics and GeoGebraScript in the art of Luiz Sacilotto: an interdisciplinary approachpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo principal explorar a interseção entre Arte e Matemática por meio de transformações geométricas no plano, utilizando as obras de Luiz Sacilotto como referência para aprofundar essa conexão. Paralelamente, busca integrar a programação em GeoGebraScript, empregando o GeoGebra como ferramenta tecnológica para reinterpretar e criar novas obras de arte, expandindo a compreensão de conceitos matemáticos e do processo criativo artístico além de ser uma excelente ferramenta para a introdução à programação. A aplicação de um recurso educacional, desenvolvido em formato de livro digital, nas aulas regulares de Matemática da 2ª série do Ensino Médio apresenta desafios devido ao tempo limitado previsto no planejamento curricular. Como alternativa, sugere-se a criação de um itinerário formativo interdisciplinar, que integre Matemática, Arte e Programação, alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com o objetivo de promover um aprendizado integrado das transformações geométricas no plano.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0009-0003-0126-709Xpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6327964643936125pt_BR
dc.contributor.advisor1Begiato, Rodolfo Gotardi-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2408-3528pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3178133850345111pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Kitani, Patrícia Massae-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0003-1557-6486pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3841002155823039pt_BR
dc.contributor.referee1Henni, Abdelmoubine Amar-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6411-6446pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2745843382864439pt_BR
dc.contributor.referee2Begiato, Rodolfo Gotardi-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-2408-3528pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3178133850345111pt_BR
dc.contributor.referee3Gneri, Paula Olga-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-6645-8618pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8775603192942436pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.capesMatemáticapt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
matematicaartegeogebrascriptsacilotto.pdf13,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons