Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35706
Título: Aprendizagem dos estudantes nas práticas de ciência e tecnologia da rede municipal de ensino de Curitiba mediante sequências de ensino investigativas
Título(s) alternativo(s): Student learning in science and technology practices of the municipal education network of Curitiba through investigative teaching sequences
Autor(es): Barros, Karine Lima de Oliveira de
Orientador(es): Pauletti, Fabiana
Palavras-chave: Ensino - Investigação
Ciência - Estudo e ensino
Aprendizagem baseada em problemas
Escolas - Curitiba (PR)
Teaching - Investigation
Science - Study and teaching
Problem-based learning
Schools - Curitiba (PR)
Data do documento: 3-Out-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BARROS, Karine Lima de Oliveira de. Aprendizagem dos estudantes nas práticas de ciência e tecnologia da rede municipal de ensino de Curitiba mediante sequências de ensino investigativas. 2024. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2024.
Resumo: As Sequências de Ensino Investigativas (SEI) são atividades investigativas que desenvolvem a busca por respostas a um problema, que conduzem a sistematização e construção social do conhecimento de modo coletivo e/ou individual, sendo o estudante o protagonista de suas aprendizagens. Esta pesquisa se justifica pela necessidade de promover mudanças no ensino de Ciências, fomentando práticas problematizadoras em torno do contexto e dos conceitos a serem estudados, por meio do Ensino por Investigação e as SEI, visto que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) orienta o ensino com foco na investigação, criação de hipóteses, experimentação, resolução de problemas, reflexão e curiosidade científica, colaborando para a Alfabetização Científica (AC) e ampliação da visão de mundo dos estudantes sobre sua realidade. A presente pesquisa busca analisar Sequências de Ensino Investigativas nas aulas de Práticas de Ciência e Tecnologia na Rede Municipal de Ensino de Curitiba. Sendo assim, a questão norteadora é: De que forma as Sequências de Ensino Investigativas podem contribuir com a aprendizagem dos estudantes nas aulas das Práticas de Ciência e Tecnologia na Rede Municipal de Curitiba? A pesquisa foi realizada com estudantes de uma turma mista (4º e 5º anos) de Educação Integral em Tempo Ampliado no Ensino Fundamental – anos iniciais, em uma escola pública da cidade de Curitiba, no estado do Paraná. A natureza da pesquisa é qualitativa, do tipo intervenção e os instrumentos de constituição das informações utilizados foram: gravação de áudio e vídeo; desenho e escrita dos estudantes e observações da pesquisadora. A metodologia de análise da constituição das informações utilizada foi a Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados da pesquisa apontam para a importância das hipóteses nas aulas das Práticas de Ciência e Tecnologia, sendo um limiar da complexificação da aprendizagem, bem como o papel do professor no desenvolvimento da sistematização da aprendizagem, auxiliando os estudantes na passagem da linguagem cotidiana para a linguagem científica, no processo de AC e na percepção da Ciência como construção. Também ficou evidente que os registros realizados pelos estudantes, por meio do desenho e/ou da escrita nas SEI, dão significado para as construções realizadas durante as atividades investigativas e representam a aprendizagem construída de modo coletivo e individual. Ademais, os registros gráficos na atividade de “escrever e/ou desenhar”, momento no qual os estudantes se posicionam como divulgadores da Ciência, evidenciam a apropriação da cultura científica, podendo comunicar a aprendizagem dos conteúdos científicos trabalhados por meio das SEI.
Abstract: Investigative Teaching Sequences (ITS) are investigative activities that develops the search for answers to a problem, which leads to a systematization and a process of social construction knowledge in a collective and individual way, with the student being the protagonist of their learning. The research is justified by the need to promote changes in Science teaching, encouraging problematizing practices around the context and concepts to be studied, through Inquiry-based teaching and Investigative Teaching Sequences (ITS) since the National Common Curricular Base guides teaching focused on investigation, creation of hypotheses, experimentation, problem solving, reflection and scientific curiosity, contributing to Scientific Literacy (SL) and expanding students’ worldview about their reality. This research seeks to analyze ITS in Science and Technology Practice classes in the municipal education network of Curitiba. Therefore, the question is: How can Investigative Teaching Sequences contribute to student learning in Science and Technology Practices classes in the Curitiba municipal network? The research was conducted with students from a mixed class (4th and 5th year) of Comprehensive Education in Extended Time in Elementary School, in a public school in the city of Curitiba, in the state of Parana. The nature of the research is qualitative, intervention type and the instruments for constituting the information used were audio and video recording; students’ drawing and writing and researcher’s observations. The constituting the information analysis methodology used was Discursive Textual Analysis (DTA). The preliminary results of the research point to the importance of hypotheses in Science and Technology practical classes being a guiding axis and meaning for learning, as well as the role of the teacher in developing the systematization of learning, helping students in the transition from everyday language to scientific language, in the SL process and in the perception of Science as a construction. It was also evident that the records made by students, through drawing and writing in ITS, give meaning to the constructions conducted during investigative activity and represent the constructed learning collectively and individually. Furthermore, the graphic records in the activity of “writing and/or drawing”, a moment in which students position themselves as disseminators of Science, demonstrate the appropriation of scientific culture, being able to communicate the learning of scientific content worked through SEI.
Descrição: Acompanha produto: Sequências de ensino investigativas e a divulgação científica nos anos iniciais do ensino fundamental
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35706
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
aprendizagemsequenciaensinoinvestigativa.pdf5,25 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
aprendizagemsequenciaensinoinvestigativa_produto.pdf3,77 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons