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dc.creatorSantos, Josue Mendes dos-
dc.date.accessioned2025-01-02T15:33:41Z-
dc.date.available2025-01-02T15:33:41Z-
dc.date.issued2024-03-25-
dc.identifier.citationSANTOS, Josue Mendes dos. Características das evidências sobre as capacitações educacionais para desenvolver a competência de profissionais da saúde sobre atividade física ou comportamento sedentário: revisão de escopo. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35705-
dc.description.abstractThe objective of this scoping review was to describe the characteristics of studies that evaluated the effectiveness of educational training to improve the professional competence of health workers on physical activity or sedentary behavior. The research question was formulated based on the Population, Intervention, Control, and Outcome Study anagram. Syntaxes were developed, with keywords and descriptors standardized by the Health Sciences Descriptors and Medical Subject Headings, in Portuguese, English, and Spanish, to locate experimental studies published between 2000 and 2023 in the Bireme, SciElo, PubMed, and Web of Science databases. Two trained evaluators screened the studies in the stages of reading titles, abstracts, and full text in a blinded and independent manner. Thirty-one studies were eligible for data extraction. Most of the studies were published between 2013 and 2021 (77%) and conducted in countries such as Brazil, the United States of America, and Canada (61%). When analyzing the outcomes of the findings, it was observed that there was an increase in confidence (n=8), knowledge (n=7), ability (n=3) and attitude (n=5) of health professionals to advise on physical activity and reducing sedentary behavior. Therefore, the recommended follow-up for constructing interventions on the subject are training courses with their content distributed in up to five modules, which allow participants to practice what was learned, with an average duration of the educational training courses of six hours (6.34 ± 8.5) and preferably with pre, post and maintenance assessments. Future studies could offer hybrid training courses, made available to all categories in the health area and describe the training courses in their entirety só that they are replicable and reproducible.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectCuidados primários de saúdept_BR
dc.subjectExercícios físicos - Aspectos da saúdept_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectPessoas sedentáriaspt_BR
dc.subjectCuidados primários de saúdept_BR
dc.subjectExercise - Health aspectspt_BR
dc.subjectOccupational trainingpt_BR
dc.subjectSedentary peoplept_BR
dc.titleCaracterísticas das evidências sobre as capacitações educacionais para desenvolver a competência de profissionais da saúde sobre atividade física ou comportamento sedentário: revisão de escopopt_BR
dc.title.alternativeCharacteristics of the evidence on educational capacities to develop the competence of healthcare professionals about physical activity or sedentary behavior: scoping reviewpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta revisão de escopo foi descrever as características dos estudos que avaliaram a efetividades de capacitações educacionais para aprimorar a competência profissional de trabalhadores da saúde sobre atividade física ou comportamento sedentário. A pergunta de pesquisa foi elaborada com base no anagrama Population, Intervention, Control, and Outcome Study. Elaboraram-se sintaxes, com palavraschave e descritores padronizados pelos Descritores em Ciências da Saúde e Medical Subject Headings, em português, inglês e espanhol, para localizar estudos experimentais publicados entre os anos de 2000 e 2023 nas bases de dados Bireme, SciElo, PubMed e Web of Science. Dois avaliadores treinados realizaram a triagem dos estudos nas etapas de leitura de títulos, resumos e texto na íntegra de maneira cegada e independente. Trinta e um estudos foram elegíveis para a extração de dados. A maior parte dos estudos foi publicada entre 2013-2021 (77%) e realizada em países como Brasil, Estados Unidos da América e Canadá (61%). Quando analisados os desfechos dos achados, observou-se o aumento da confiança (n=8), conhecimento (n=7), habilidade (n=3) e atitude (n=5) dos profissionais da saúde para aconselhar sobre atividade física e redução do comportamento sedentário. Com isso, o seguimento recomendado para construção das intervenções sobre a temática são capacitações com seu conteúdo distribuído em até cinco módulos, que possibilitem aos participantes praticarem o que foi aprendido, tempo médio de duração das capacitações educacionais de seis horas (6,34 ± 8,5) e preferencialmente que seja avaliado pré, pós e de manutenção. Futuros estudos poderiam oferecer capacitações híbridas, disponibilizadas para todas as categorias da área da saúde, e descrever as capacitações na totalidade para que sejam replicáveis e reprodutíveis.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-3842-3856pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9280420739799575pt_BR
dc.contributor.advisor1Fermino, Rogério César-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9028-4179pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3933654085348290pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Guerra, Paulo Henrique de Araújo-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4239-0716pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9346136772918426pt_BR
dc.contributor.referee1Papini, Camila Bosquiero-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1163-5576pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2669001117036778pt_BR
dc.contributor.referee2Añez, Ciro Romelio Rodriguez-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-8430-7621pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1450470850688051pt_BR
dc.contributor.referee3Andrade, Douglas Roque-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-5135-582Xpt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2723834613632963pt_BR
dc.contributor.referee4Siqueira, Fernando Carlos Vinholes-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-2899-3062pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4249241054529535pt_BR
dc.contributor.referee5Guerra, Paulo Henrique de Araújo-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0003-4239-0716pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/9346136772918426pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.subject.capesEducação Físicapt_BR
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