Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35703
Título: Visita técnica como instrumento relevante no processo de ensino-aprendizagem na área de segurança do trabalho
Título(s) alternativo(s): Technical visit as a relevant instrument in the teaching-learning process in the area of work safety
Autor(es): Moraes, Felipe Elias Teodoro
Orientador(es): Souza, Sueli Tavares de Melo
Palavras-chave: Segurança do trabalho
Aprendizagem ativa
Prática profissional
Educação para segurança no trabalho
Industrial safety
Active learning
Professional practice
Safety education, Industrial
Data do documento: 17-Dez-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: MORAES, Felipe Elias Teodoro. Visita técnica como instrumento relevante no processo de ensino-aprendizagem na área de segurança do trabalho. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Segurança do Trabalho) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2024.
Resumo: O ensino em Engenharia de Segurança do Trabalho é direcionado para a formação de profissionais aptos a identificar, avaliar e controlar riscos no ambiente de trabalho, com o intento de prevenir acidentes e doenças ocupacionais. Esse campo da engenharia foca na segurança e no bem-estar dos trabalhadores, agrupando conhecimento técnico e normativo para o fomento de ambientes mais seguros. No campo do ensino, os espaços de aprendizagem fora da sala de aula se apresentam possíveis na condução de práticas instrutivas. Nesse contexto, enquadra-se a atividade de visitas técnicas. A partir disso, o objetivo deste estudo é apontar a contribuição da visita técnica no âmbito do ensino em segurança do trabalho. Para isso, a metodologia de pesquisa empregada se constituiu nas tipologias bibliográfica, descritiva, analítica e pura. Desse modo, esta pesquisa se configurou predominantemente como uma revisão de literatura. Os resultados expostos revelaram proveitos da atividade da visita para a ligação entre aspectos teóricos e práticos, para o desenvolvimento de habilidades e competências, para a motivação de alunos, para a promoção da importância da segurança e para o incremento do trabalho docente. Por conseguinte, concluiu-se que a visita técnica pode ser utilizada como um recurso de ensino eficaz na área de segurança do trabalho e para melhorar a segurança do trabalho nos locais onde é executada.
Abstract: Education in Occupational Safety Engineering is aimed at training professionals capable of identifying, evaluating and controlling risks in the workplace, with the aim of preventing accidents and occupational illnesses. This field of engineering focuses on the safety and well-being of workers, bringing together technical and regulatory knowledge to promote safer environments. In the field of teaching, learning spaces outside the classroom are possible for conducting instructional practices. In this context, the activity of technical visits is included. Based on this, the objective of this study is to highlight the contribution of the technical visit in the context of teaching occupational safety. For this, the research methodology used consisted of bibliographic, descriptive, analytical and pure typologies. In this way, this research was predominantly configured as a literature review. The results presented revealed the benefits of the visit activity for the connection between theoretical and practical aspects, for the development of skills and competencies, for the motivation of students, for promoting the importance of safety and for increasing teaching work. Therefore, it was concluded that the technical visit can be used as an effective teaching resource in the area of occupational safety and to improve occupational safety in the places where it is carried out.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35703
Aparece nas coleções:LD - Engenharia de Segurança do Trabalho

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
segurancatrabalhovisitatecnica.pdf2,71 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons