Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35701
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Marina Cunha-
dc.date.accessioned2025-01-02T12:47:45Z-
dc.date.available2025-01-02T12:47:45Z-
dc.date.issued2024-09-12-
dc.identifier.citationFERREIRA, Marina Cunha. Atividades de modelagem matemática em sala de aula: seriam elas a escolha dos alunos?. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35701-
dc.descriptionAcompanha produto educacional "Ambientes de aprendizagem e modelagem matemática: orientações para professores do ensino fundamental"pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to understand how students feel in the mathematics classroom when they develop exercises or activities in different learning environments. The theoretical framework is based on the learning environments matrix, organized by Ole Skovsmose, and on Modelling from the perspective of Mathematics Education. To this end, students in the eighth grade of Elementary School, from a state public school located in the North of Paraná, developed exercises and activities associated with two paradigms: exercise and landscapes of investigation - particularly Mathematical Modelling activities. Data production was conducted using audio recorders and a video camera to capture students’ speeches and expressions, and written records resulting from the resolution of exercises and activities and responses to questionnaires. Data analysis, following the assumptions of a qualitative approach, was guided by the indications of Discursive Textual Analysis and resulted in four categories of arguments: positive; negative; interaction with other practices and with colleagues; and teaching and learning. The categories indicate that the students were delighted with the Modelling activities, as they felt challenged but motivated, with more autonomy and participation in the classes. However, they recognized that there are specific moments for each activity. For example, after the introduction of a content, they considered solve-type exercises relevant, helping them understand and memorize through practice, which gave them a sense of security. Later, they would like to be challenged with Modelling activities, leading them to think about how to use the content in a way that is applied to real-life situations, allowing decision-making in an investigative environment, which allows them greater participation and dialogue. This research resulted in the creation of a pedagogical material with exercises and activities from different learning environments, including Mathematical Modelling activities, with guidelines directed at Elementary School teachers on how they can use them in the classroompt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.ptpt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAmbientes de Aprendizagempt_BR
dc.subjectModelos matemáticospt_BR
dc.subjectSkovsmose, Olept_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectLearning Environmentspt_BR
dc.subjectMathematical modelspt_BR
dc.titleAtividades de modelagem matemática em sala de aula: seriam elas a escolha dos alunos?pt_BR
dc.title.alternativeMathematical modelling activities in the classroom: would they be students’ choice?pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa visa compreender como os alunos se sentem na sala de aula de Matemática quando desenvolvem exercícios ou atividades de diferentes ambientes de aprendizagem. O referencial teórico baseia-se na matriz de ambientes de aprendizagem, organizada por Ole Skovsmose, e na Modelagem na perspectiva da Educação Matemática. Para isso, alunos de um oitavo ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública estadual localizada no Norte do Paraná, desenvolveram exercícios e atividades associadas a dois paradigmas: do exercício e dos cenários para investigação - particularmente atividades de Modelagem Matemática. A produção de dados foi conduzida por meio de gravadores de áudio e filmadora, para captar as falas e expressões dos alunos, e registros escritos, resultantes da resolução dos exercícios e atividades e das respostas aos questionários. A análise dos dados, seguindo os pressupostos de uma abordagem qualitativa, foi orientada pelas indicações da Análise Textual Discursiva e resultou em quatro categorias de argumentos: positivos; negativos; interação com outras práticas e com os colegas; e ensino e aprendizagem. As categorias sinalizam que os alunos se encantaram com as atividades de Modelagem, pois se sentiram desafiados, porém motivados, com mais autonomia e participação nas aulas. Todavia, reconheceram que há momentos específicos para cada atividade, por exemplo, após a introdução de um conteúdo, consideraram pertinentes exercícios do tipo resolva, auxiliando-os na compreensão e na memorização a partir da prática, o que lhes trazia uma sensação de segurança. Posteriormente, gostariam de ser desafiados com atividades de Modelagem, levando-os a pensar no uso dos conteúdos de forma aplicada a situações da realidade, permitindo a tomada de decisões em um ambiente investigativo, que lhes permite maior participação e diálogo. Esta pesquisa resultou na confecção de um material pedagógico com exercícios e atividades de diferentes ambientes de aprendizagem, inclusive atividades de Modelagem Matemática, com orientações direcionadas aos professores do Ensino Fundamental sobre como podem utilizá-las em sala de aula.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5671166801319158pt_BR
dc.contributor.advisor1Tortola, Emerson-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6716-3635pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3984024867334867pt_BR
dc.contributor.referee1Tortola, Emerson-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3984024867334867pt_BR
dc.contributor.referee2Malheiros, Ana Paula dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5362508392947986pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Karina Alessandra Pessoa da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4960826662569812pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
modelagemmatematicaescolhaalunos.pdf2,36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
modelagemmatematicaescolhaalunos_produto.pdf6,31 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons