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Título: Atividades de modelagem matemática em sala de aula: seriam elas a escolha dos alunos?
Título(s) alternativo(s): Mathematical modelling activities in the classroom: would they be students’ choice?
Autor(es): Ferreira, Marina Cunha
Orientador(es): Tortola, Emerson
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Ambientes de Aprendizagem
Modelos matemáticos
Skovsmose, Ole
Mathematics - Study and teaching
Learning Environments
Mathematical models
Data do documento: 12-Set-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: FERREIRA, Marina Cunha. Atividades de modelagem matemática em sala de aula: seriam elas a escolha dos alunos?. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2024.
Resumo: Esta pesquisa visa compreender como os alunos se sentem na sala de aula de Matemática quando desenvolvem exercícios ou atividades de diferentes ambientes de aprendizagem. O referencial teórico baseia-se na matriz de ambientes de aprendizagem, organizada por Ole Skovsmose, e na Modelagem na perspectiva da Educação Matemática. Para isso, alunos de um oitavo ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública estadual localizada no Norte do Paraná, desenvolveram exercícios e atividades associadas a dois paradigmas: do exercício e dos cenários para investigação - particularmente atividades de Modelagem Matemática. A produção de dados foi conduzida por meio de gravadores de áudio e filmadora, para captar as falas e expressões dos alunos, e registros escritos, resultantes da resolução dos exercícios e atividades e das respostas aos questionários. A análise dos dados, seguindo os pressupostos de uma abordagem qualitativa, foi orientada pelas indicações da Análise Textual Discursiva e resultou em quatro categorias de argumentos: positivos; negativos; interação com outras práticas e com os colegas; e ensino e aprendizagem. As categorias sinalizam que os alunos se encantaram com as atividades de Modelagem, pois se sentiram desafiados, porém motivados, com mais autonomia e participação nas aulas. Todavia, reconheceram que há momentos específicos para cada atividade, por exemplo, após a introdução de um conteúdo, consideraram pertinentes exercícios do tipo resolva, auxiliando-os na compreensão e na memorização a partir da prática, o que lhes trazia uma sensação de segurança. Posteriormente, gostariam de ser desafiados com atividades de Modelagem, levando-os a pensar no uso dos conteúdos de forma aplicada a situações da realidade, permitindo a tomada de decisões em um ambiente investigativo, que lhes permite maior participação e diálogo. Esta pesquisa resultou na confecção de um material pedagógico com exercícios e atividades de diferentes ambientes de aprendizagem, inclusive atividades de Modelagem Matemática, com orientações direcionadas aos professores do Ensino Fundamental sobre como podem utilizá-las em sala de aula.
Abstract: This research aims to understand how students feel in the mathematics classroom when they develop exercises or activities in different learning environments. The theoretical framework is based on the learning environments matrix, organized by Ole Skovsmose, and on Modelling from the perspective of Mathematics Education. To this end, students in the eighth grade of Elementary School, from a state public school located in the North of Paraná, developed exercises and activities associated with two paradigms: exercise and landscapes of investigation - particularly Mathematical Modelling activities. Data production was conducted using audio recorders and a video camera to capture students’ speeches and expressions, and written records resulting from the resolution of exercises and activities and responses to questionnaires. Data analysis, following the assumptions of a qualitative approach, was guided by the indications of Discursive Textual Analysis and resulted in four categories of arguments: positive; negative; interaction with other practices and with colleagues; and teaching and learning. The categories indicate that the students were delighted with the Modelling activities, as they felt challenged but motivated, with more autonomy and participation in the classes. However, they recognized that there are specific moments for each activity. For example, after the introduction of a content, they considered solve-type exercises relevant, helping them understand and memorize through practice, which gave them a sense of security. Later, they would like to be challenged with Modelling activities, leading them to think about how to use the content in a way that is applied to real-life situations, allowing decision-making in an investigative environment, which allows them greater participation and dialogue. This research resulted in the creation of a pedagogical material with exercises and activities from different learning environments, including Mathematical Modelling activities, with guidelines directed at Elementary School teachers on how they can use them in the classroom
Descrição: Acompanha produto educacional "Ambientes de aprendizagem e modelagem matemática: orientações para professores do ensino fundamental"
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35701
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

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