Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35694
Título: | Sistematização de conteúdos em atividades de modelagem matemática numa perspectiva Wittgensteiniana |
Título(s) alternativo(s): | Systematization of contents in mathematical modelling activities from a Wittgensteinian perspective |
Autor(es): | Santos, Edcleber Carvalho dos |
Orientador(es): | Tortola, Emerson |
Palavras-chave: | Matemática - Estudo e ensino Modelos matemáticos Linguagem e línguas - Filosofia Regras (Filosofia) Wittgenstein, Ludwig, 1889-1951 Mathematics - Study and teaching Mathematical models Language and languages - Philosophy Rules (Philosophy) |
Data do documento: | 27-Jun-2024 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Londrina |
Citação: | SANTOS, Edcleber Carvalho dos. Sistematização de conteúdos em atividades de modelagem matemática numa perspectiva wittgensteiniana. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2024. |
Resumo: | A pesquisa tem como objetivo investigar, pela perspectiva filosófica de Wittgenstein, como se dá a sistematização de conteúdos matemáticos em atividades de Modelagem Matemática, desenvolvidas nos anos finais do Ensino Fundamental, buscando compreender como a linguagem e o jogo de linguagem, assim como a atividade de seguir regras, estão presentes ao desenvolver atividades de Modelagem Matemática e na sistematização dos conteúdos, matemáticos que emergem ao modelar uma situação. Seja esta sistematização para uma revisão, seja para introdução. A metodologia adotada é a qualitativa, os dados foram obtidos por meio de registros escritos, gravações de áudio e vídeos produzidos no decorrer das aulas de Matemática, envolvendo 106 alunos dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola privada localizada no norte do Paraná. A pesquisa está organizada a partir de dois objetivos: no primeiro, corroboramos a ação do jogo de linguagem matemático e as regras que governam este jogo, promulgando que para a obtenção de um modelo matemático, de uma solução e de uma sistematização, há a necessidade de seguir estas regras; já no segundo, nos debruçamos sobre o papel do professor que busca garantir que os alunos ajam de acordo com tais regras, sistematizando as ideias e conteúdos matemáticos abordados (revisados ou introduzidos) durante a atividade. Por fim, os resultados apontam o uso do jogo de linguagem e seguir regras como decorrente em atividades de Modelagem Matemática e sinalizamos a importância de o professor estar atento para mediar na sistematização dos conteúdos matemáticos que emergem da situação. Fruto desta pesquisa, elaboramos um produto educacional, direcionado para professores dos anos finais do Ensino Fundamental com objetivo de trazer sugestões que evidenciem o jogo de linguagem e a contribuição à sistematização matemática a partir do desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática. |
Abstract: | The research aims to investigate, from Wittgenstein’s philosophical perspective, how the systematization of mathematical content occurs in Mathematical Modelling activities developed in the final years of Elementary School. It seeks to understand how language and language games, as well as the activity of following rules, are present when developing Mathematical Modelling activities and in the systematization of the mathematical contents that emerge when modelling a situation, whether for revision or introduction purposes. The adopted methodology is qualitative, and the data were obtained through written records, audio recordings, and videos produced during Mathematics classes, involving 106 students from the final years of Elementary School in a private school located in northern Paraná. The research is organized around two objectives: in the first, we corroborate the action of the mathematical language game and the rules that govern this game, arguing that in order to obtain a mathematical model, a solution, and systematization, it is necessary to follow these rules; in the second, we focus on the role of the teacher who ensures that students act according to such rules, systematizing the mathematical ideas and concepts addressed (revised or introduced) during the activity. Finally, the results highlight the use of language games and rule-following as recurrent in Mathematical Modelling activities, and we emphasize the importance of the teacher being attentive to mediate the systematization of mathematical content that emerges from the situation. As a result of this research, we developed an educational product aimed at teachers of the final years of Elementary School, with the objective of providing suggestions that highlight the language game and contribute to the mathematical systematization through the development of Mathematical Modelling activities. |
Descrição: | Acompanha produto educacional "Atividades de modelagem matemática: um olhar para a sistematização de conteúdos" |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35694 |
Aparece nas coleções: | LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
modelagemmatematicasistematizacaowittgenstein.pdf | 1,52 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir | |
modelagemmatematicasistematizacaowittgenstein_produto.pdf | 2,52 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons