Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35692
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorKoga, Michael Felipe-
dc.date.accessioned2024-12-26T13:01:52Z-
dc.date.available2024-12-26T13:01:52Z-
dc.date.issued2024-06-28-
dc.identifier.citationKOGA, Michael Felipe. Problemas de modelagem matemática na visão de alunos do ensino médio: uma perspectiva wittgensteiniana. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35692-
dc.descriptionAcompanha produto educacional "Atividades de modelagem matemática: um olhar a partir de usos da linguagem por alunos do ensino médio"pt_BR
dc.description.abstractThis work investigates Mathematical Modelling as a pedagogical approach, focusing on the interpretation and problem-solving skills of first-year high school students. The research is based on the premise of problematizing real-life situations, encouraging the formulation and investigation of mathematical problems. Modelling problems require active participation from the students, contrasting with the traditional format of Mathematics classes. The importance of a clear understanding of the problem to be modeled is highlighted, including the identification of relevant variables. Additionally, the study incorporates elements of Wittgenstein’s philosophy, exploring concepts such as “seeing” and “seeing-as” to understand students’ perspectives in problem interpretation. Throughout the research, the activities developed were organized according to three stages of familiarization with Mathematical Modelling, aiming to develop modelling skills in students. Wittgenstein’s philosophical approach provides valuable insights into the nature of perception and interpretation, crucial aspects for understanding how students face real mathematical challenges. Furthermore, as an educational product, a material was developed to provide mathematics teachers, students, and others interested in the topic of mathematical modelling with a perspective based on Wittgenstein’s principles. This material aims to offer practical guidance and theoretical reflections to enrich the teaching and learning of Mathematics through Modelling, thus contributing to the improvement of mathematics education and a deeper and more contextualized understanding of the subject.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectModelos matemáticospt_BR
dc.subjectLinguagem e línguas - Filosofiapt_BR
dc.subjectWittgenstein, Ludwig, 1889-1951pt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectMathematical modelspt_BR
dc.subjectLanguage and languages - Philosophypt_BR
dc.titleProblemas de modelagem matemática na visão de alunos do ensino médio: uma perspectiva Wittgensteinianapt_BR
dc.title.alternativeMathematical modelling problems from the view of high school students: a Wittgensteinian perspectivept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho investiga a Modelagem Matemática como uma abordagem pedagógica, focando na interpretação e resolução de problemas pelos alunos do 1º ano do Ensino Médio. A pesquisa parte da premissa de problematizar situações da vida real, incentivando a formulação e a investigação de problemas matemáticos. Os problemas de Modelagem demandam uma participação ativa dos alunos, contrastando com o formato tradicional das aulas de Matemática. Destaca-se a importância de uma compreensão clara do problema a ser matematizado, incluindo a identificação de variáveis relevantes. Além disso, o estudo incorpora elementos da filosofia de Wittgenstein, explorando conceitos como “ver” e “ver-como” para compreender as perspectivas dos alunos na interpretação dos problemas. Ao longo da pesquisa, as atividades desenvolvidas foram organizadas conforme três momentos de familiarização com a Modelagem Matemática, visando desenvolver habilidades de modelagem nos alunos. A abordagem filosófica de Wittgenstein oferece insights valiosos sobre a natureza da percepção e interpretação, aspectos cruciais para compreender como os alunos enfrentam desafios matemáticos reais. Além disso, como produto educacional, foi desenvolvido um material com o intuito de proporcionar aos professores de matemática, alunos e demais interessados no tema da Modelagem Matemática uma perspectiva embasada nos princípios de Wittgenstein. Este material busca fornecer orientações práticas e reflexões teóricas para enriquecer o ensino e a aprendizagem da Matemática por meio da Modelagem, contribuindo assim para uma educação matemática e uma compreensão mais profunda e contextualizada da disciplina.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3760285116437384pt_BR
dc.contributor.advisor1Tortola, Emerson-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6716-3635pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3984024867334867pt_BR
dc.contributor.referee1Tortola, Emerson-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3984024867334867pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira Junior, Ademir-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9709453455962411pt_BR
dc.contributor.referee3Justulin, Andresa Maria-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8269689492704497pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
problemasmodelagemmatematicawittgenstein.pdf1,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
problemasmodelagemmatematicawittgenstein_produto.pdf1,16 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons