Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35690
Título: A reelaboração de atividades de modelagem matemática do ensino médio divulgadas na forma de relatos de experiências: planejamento, implementação e análise destas atividades em sala de aula
Título(s) alternativo(s): The re-elaboration of high school mathematical modeling activities disclosed in the form of experience reports: planning, implementation, and analysis of these activities in the classroom
Autor(es): Garrido, Marcos Vinicius Graciano
Orientador(es): Vertuan, Rodolfo Eduardo
Palavras-chave: Modelos matemáticos
Matemática - Estudo e ensino
Prática de ensino
Mathematical models
Mathematics - Study and teaching
Student teaching
Data do documento: 27-Ago-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: GARRIDO, Marcos Vinicius Graciano. A reelaboração de atividades de modelagem matemática do ensino médio divulgadas na forma de relatos de experiências: planejamento, implementação e análise destas atividades em sala de aula. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2024.
Resumo: Este trabalho apresenta uma investigação sobre a possibilidade de o professor utilizar a Modelagem Matemática como Prática Pedagógica em suas aulas tomando como ponto de partida relatos de experiência já publicados na literatura da área, mais especificamente, em anais de um evento que tem como campo de interesse a Modelagem na perspectiva da Educação Matemática. A investigação tem como objetivo identificar o que pode ser considerado e como podem ser realizadas adaptações na (re)elaboração de atividades de Modelagem Matemática publicadas em anais de eventos, com vistas à sua utilização em novos contextos educacionais. Neste sentido, optamos por considerar o Encontro Paranaense de Modelagem na Educação Matemática, EPMEM, dado nosso contexto de atuação no norte do Paraná. Nas seis edições a que tivemos acesso, foram encontrados 159 relatos de experiência, dentre os quais 29 diziam de atividades desenvolvidas no âmbito do Ensino Médio, nível de ensino de interesse da presente pesquisa. Ao nos debruçarmos sobre os 29 relatos, nos dedicamos à reelaboração, implementação e análise de 5 destas atividades para o contexto do pesquisador, também professor. A partir da análise, apresentamos três possibilidades para o professor utilizar a reelaboração dessas atividades de Modelagem como novas práticas de sala de aula e, embora reconheçamos que essa ação não se configura tarefa simples, defendemos que as possibilidades podem contribuir com os professores que vislumbram utilizar a Modelagem em sala de aula mesmo diante dos desafios contemporâneos que enfrentam os professores, principalmente os da rede estadual de educação do Paraná.
Abstract: This work presents an investigation into the possibility of teachers using Mathematical Modeling as a Pedagogical Practice in their classes, taking as a starting point experience reports already published in the literature of the area, more specifically, in the annals of an event whose field of interest is Modeling from the perspective of Mathematics Education. The investigation aims to identify what can be considered and how adaptations can be made in the (re)elaboration of Mathematical Modeling activities published in event annals, with a view to their use in new educational contexts. In this sense, we chose to consider the Paraná Meeting of Modeling in Mathematics Education, EPMEM, given our context of operation in the north of Paraná. In the six editions to which we had access, 159 experience reports were found, of which 29 were about activities carried out in the context of High School, the level of education of interest in this research. By focusing on the 29 reports, we dedicated ourselves to re-elaborating, implementing and analyzing 5 of these activities for the context of the researcher, also a teacher. Based on the analysis, we present three possibilities for the teacher to use the re-elaboration of these Modeling activities as new classroom practices and, although we recognize that this action is not a simple task, we argue that the possibilities can contribute to the teachers who envisage using Modeling in the classroom even in the face of contemporary challenges that teachers face, especially those in the state education network of Paraná.
Descrição: Acompanha produto educacional "Utilizando Modelagem Matemática em sala de aula"
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35690
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
reelaboracaoatividadesmodelagemmatematica.pdf6,69 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
reelaboracaoatividadesmodelagemmatematica_produto.pdf21,66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons