Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35683
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLopes, Isabella de Sousa Candido-
dc.date.accessioned2024-12-20T20:17:00Z-
dc.date.available2024-12-20T20:17:00Z-
dc.date.issued2024-12-12-
dc.identifier.citationLOPES, Isabella de Sousa Candido. Histórias que formam: o papel do Story-jh na metodologia ativa Storytelling- jornada do herói (MAS-JH) e sua eficácia na formação docente. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35683-
dc.descriptionAcompanha produto educacional "Oficina de formação de professores da educação básica sobre a metodologia ativa Storytelling-jornada do herói (MAS-JH) e o jogo de tabuleiro Story-jh"pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this research is to assess the impact of using the Storytelling-Hero's Journey Active Methodology (MAS-JH) through the Story-JH board game. Active methodologies place the student as the protagonist of their teaching and learning process. Considering that this new generation lives in a communication environment with access to a vast amount of information quickly, classroom methodologies are being rethought, since keeping students engaged has become a challenging task. With this in mind, we proposed studying the Active Storytelling Methodology, which involves students through stories, using a structure that brings participants closer to the content and captures their attention. The study was developed in a teacher training workshop, focused on the appropriation of knowledge about MAS-JH through the board game created by the researcher. The results indicate that the Story-JH board game had a positive impact on the appropriation of the elements of the Hero's Journey, actively involving the participants in a real teaching and learning experience. In addition, the game was also proposed as a replicable tool, allowing teachers to adapt it according to their students' level of education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt-brpt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectTerapia narrativapt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectJogos de tabuleiropt_BR
dc.subjectActive learningpt_BR
dc.subjectNarrative therapypt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectBoard gamespt_BR
dc.titleHistórias que formam: o papel do Story-jh na metodologia ativa Storytelling-jornada do herói (MAS-JH) e sua eficácia na formação docentept_BR
dc.title.alternativeStories that form: the role of the Story-JH in the active Storytelling- hero's journey (MAS-JH) Methodology and its effectiveness in teacher trainingpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa é avaliar o impacto da apropriação da Metodologia Ativa Storytelling - Jornada do Herói (MAS-JH) por meio do Jogo de Tabuleiro Story-JH. As metodologias ativas colocam o aluno como protagonista do seu processo de ensino e aprendizagem. Considerando que esta nova geração vive em um ambiente de comunicação com acesso a uma vasta quantidade de informações de forma rápida, as metodologias de sala de aula estão sendo repensadas, visto que manter os alunos engajados tem se tornado uma tarefa desafiadora. Com isso, propôs-se o estudo da Metodologia Ativa Storytelling, que envolve os alunos por meio de histórias, utilizando uma estrutura que aproxima os participantes do conteúdo e capta sua atenção. O estudo foi desenvolvido em uma oficina de formação docente, focada na apropriação do conhecimento sobre a Metodologia Ativa Storytelling - Jornada do Herói por meio do jogo de tabuleiro criado pela pesquisadora. Os resultados indicam que o jogo de tabuleiro Story-JH teve impacto positivo na apropriação dos elementos da Jornada do Herói, envolvendo ativamente os participantes em uma experiência real de ensino e aprendizagem. Além disso, o jogo também foi proposto como uma ferramenta replicável, permitindo aos professores adaptarem-no conforme o nível de ensino de seus alunos.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0009-0005-5333-3305pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4193645392069074pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Armando Paulo da-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8186-051Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6724994186659242pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Takano, Mauricio Iwama-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-7622-0283pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3097222596929672pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Armando Paulo da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6724994186659242pt_BR
dc.contributor.referee2Takano, Mauricio Iwama-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3097222596929672pt_BR
dc.contributor.referee3Klaiber, Michelle Andrade-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4399363131351939pt_BR
dc.contributor.referee4Rodrigues, Zionice Garbelini Martos-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0094565524057002pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Naturezapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JogodetabuleiroStoryJH.pdf10,32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
JogodetabuleiroStoryJH_produto.pdf6,47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons