Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35683
Título: Histórias que formam: o papel do Story-jh na metodologia ativa Storytelling-jornada do herói (MAS-JH) e sua eficácia na formação docente
Título(s) alternativo(s): Stories that form: the role of the Story-JH in the active Storytelling- hero's journey (MAS-JH) Methodology and its effectiveness in teacher training
Autor(es): Lopes, Isabella de Sousa Candido
Orientador(es): Silva, Armando Paulo da
Palavras-chave: Aprendizagem ativa
Terapia narrativa
Professores - Formação
Jogos de tabuleiro
Active learning
Narrative therapy
Teachers, Training of
Board games
Data do documento: 12-Dez-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: LOPES, Isabella de Sousa Candido. Histórias que formam: o papel do Story-jh na metodologia ativa Storytelling- jornada do herói (MAS-JH) e sua eficácia na formação docente. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2024.
Resumo: O objetivo desta pesquisa é avaliar o impacto da apropriação da Metodologia Ativa Storytelling - Jornada do Herói (MAS-JH) por meio do Jogo de Tabuleiro Story-JH. As metodologias ativas colocam o aluno como protagonista do seu processo de ensino e aprendizagem. Considerando que esta nova geração vive em um ambiente de comunicação com acesso a uma vasta quantidade de informações de forma rápida, as metodologias de sala de aula estão sendo repensadas, visto que manter os alunos engajados tem se tornado uma tarefa desafiadora. Com isso, propôs-se o estudo da Metodologia Ativa Storytelling, que envolve os alunos por meio de histórias, utilizando uma estrutura que aproxima os participantes do conteúdo e capta sua atenção. O estudo foi desenvolvido em uma oficina de formação docente, focada na apropriação do conhecimento sobre a Metodologia Ativa Storytelling - Jornada do Herói por meio do jogo de tabuleiro criado pela pesquisadora. Os resultados indicam que o jogo de tabuleiro Story-JH teve impacto positivo na apropriação dos elementos da Jornada do Herói, envolvendo ativamente os participantes em uma experiência real de ensino e aprendizagem. Além disso, o jogo também foi proposto como uma ferramenta replicável, permitindo aos professores adaptarem-no conforme o nível de ensino de seus alunos.
Abstract: The aim of this research is to assess the impact of using the Storytelling-Hero's Journey Active Methodology (MAS-JH) through the Story-JH board game. Active methodologies place the student as the protagonist of their teaching and learning process. Considering that this new generation lives in a communication environment with access to a vast amount of information quickly, classroom methodologies are being rethought, since keeping students engaged has become a challenging task. With this in mind, we proposed studying the Active Storytelling Methodology, which involves students through stories, using a structure that brings participants closer to the content and captures their attention. The study was developed in a teacher training workshop, focused on the appropriation of knowledge about MAS-JH through the board game created by the researcher. The results indicate that the Story-JH board game had a positive impact on the appropriation of the elements of the Hero's Journey, actively involving the participants in a real teaching and learning experience. In addition, the game was also proposed as a replicable tool, allowing teachers to adapt it according to their students' level of education.
Descrição: Acompanha produto educacional "Oficina de formação de professores da educação básica sobre a metodologia ativa Storytelling-jornada do herói (MAS-JH) e o jogo de tabuleiro Story-jh"
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35683
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JogodetabuleiroStoryJH.pdf10,32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
JogodetabuleiroStoryJH_produto.pdf6,47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons