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Título: Análise da confiabilidade de veículos pesados em frota considerando seu contexto operacional
Título(s) alternativo(s): Reliability analysis of heavy vehicles in fleet considering its operational context
Autor(es): Imano, Alexandre Yuji
Portela, Arthur Gaideski
Orientador(es): Verussa Junior, Osvaldo
Palavras-chave: Confiabilidade (Engenharia)
Localização de falhas (Engenharia)
Veículos a motor - Frotas
Automóveis - Peças
Distribuição (Teoria da probabilidade)
Reliability (Engineering)
Fault location (Engineering)
Motor vehicle fleets
Automobiles - Parts
Distribution (Probability theory)
Data do documento: 19-Jun-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: IMANO, Alexandre Yuji; PORTELA, Arthur Gaideski. Análise da confiabilidade de veículos pesados em frota considerando seu contexto operacional. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
Resumo: O mercado de veículos de transporte pesado requer agilidade e manutenções rápidas, mesmo quando quebras ocorrem nas estradas. Todavia, peças de reposição possuem demanda variável durante seu ciclo de vida. Assim, controlar o estoque dessas peças nos centros de distribuição é uma atividade delicada. Uma das principais razões para variabilidade da demanda consiste no comportamento imprevisível e inconstante das falhas das peças dos veículos. Isso ocorre porque, entre outros fatores, os veículos que uma empresa produz podem ser aplicados em diferentes atividades de transporte, como em aplicações fora de estrada até longas viagens em estradas pavimentadas. Diferentes condições levam peças a quebrarem em momentos distintos. Dessa forma, o estudo de confiabilidade permite analisar como a probabilidade de falha de uma determinada peça se comporta para cada contexto operacional de veículo. Essa análise foi desenvolvida no presente trabalho. Foi possível concluir que veículos em contextos operacionais fora de estrada tendem a falhar em quilometragens menores do que veículos em contexto operacional rodoviário. Ademais, foi feito um cruzamento da análise de confiabilidade com a população de veículos presente em uma frota de pós-venda. Este cruzamento permitiu verificar, de acordo com a idade dos veículos na frota, quantos deles estão com a iminência de falha da peça. Foi possível observar, dentro de uma frota escolhida aleatoriamente, uma alta quantidade de veículos com probabilidade de falha crítica passados 1 ano da análise.
Abstract: Vehicles for heavy load transportation require agility and quick maintenance, even when failures occur in roads. On the other hand, spare parts have variable demand during their lifecycle. Controlling the parts’ stock is a delicate question. One of the main reasons for the demand’s variability is the unpredictable and inconsistent behavior of failure in vehicles’ parts. Among other factors, this happens due to the fact that vehicles produced by a company may be applied in different transport activities, from off road transportations to long distances in paved roads. Different operational contexts may lead parts to fail in different moments of their lives. With that in mind, reliability studies allowed this work to analyze how the failure probability of a certain part may behave to each application of the vehicle. This analysis was performed in the current work. It was possible to realize that vehicles in an off road operational tend to fail before vehicles in a long road operational context, in terms of kilometers. Furthermore, a data crossing between this reliability analysis and the vehicles population in an aftermarket fleet was done. This data cross allowed to verify, based on the age of all fleet’s vehicles, how many of them have failure imminence for the studied part. It was possible to observe that, after one year of the study, the randomly selected fleet had a big quantity of vehicles with critical failure probability.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35674
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