Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35673
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLinguanotti, Leila-
dc.date.accessioned2024-12-19T20:39:17Z-
dc.date.available2024-12-19T20:39:17Z-
dc.date.issued2024-12-04-
dc.identifier.citationLINGUANOTTI, Leila. Arte e tecnologia: experiências educacional tecnológica no ensino das artes visuais. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35673-
dc.descriptionAcompanha produto educacional "Arte e Tecnologia"pt_BR
dc.description.abstractThis research addresses the integration between Art and Technology, highlighting how this union has proven to be increasingly relevant in the contemporary educational context, especially in the creative and artistic development of high school students. The main objective of the study was to explore the possibilities of integration between Art and Technology in the context of pedagogical practice in Art in high school. In addition, it sought to evaluate how the use of these technologies impacts the artistic learning of students, promoting the development of creative and critical skills. To this end, a didactic sequence composed of seven thematic units was developed and applied, involving practical projects integrating digital technologies as central tools for artistic creation and the aesthetic-conceptual development of students. The methodology adopted was qualitative-quantitative, of an applied and exploratory nature. To collect data, questionnaires and the analysis of students' artistic productions throughout a didactic sequence composed of seven thematic units were used. These units involved practical projects, integrating digital tools such as photography, video art and virtual museums. The results indicate that the integration of Art and Technology in High School generated significant learning opportunities, which were evidenced throughout the pedagogical process, through the effective participation of students in practical activities, stimulation of critical and creative thinking, and students began to recognize technologies as facilitating tools for the development of creativity and aesthetic expression. The research also contributes to the educational field, suggesting new ways to integrate these technologies into formal education and reinforcing the need to expand the use of digital technologies in education. This study contributes to the field of education by signaling possible ways to integrate Art and Technology into formal education, highlighting their benefits for educational development.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEstudantes do ensino médiopt_BR
dc.subjectArt - Study and teachingpt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectHigh school studentspt_BR
dc.titleArte e Tecnologia: Experiências educacional tecnológica no ensino das artes visuaispt_BR
dc.title.alternativeArt and Technology: Technological educational experiences in visual arts teachingpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa aborda a integração entre Arte e Tecnologia, destacando como essa união tem se mostrado cada vez mais relevante no contexto educacional contemporâneo, especialmente no desenvolvimento criativo e artístico dos estudantes do Ensino Médio. O objetivo central do estudo foi explorar as possibilidades de integração entre Arte e Tecnologia no contexto da prática pedagógica em Arte no Ensino Médio. Além disso, buscou-se avaliar como o uso dessas tecnologias impacta o aprendizado artístico dos estudantes, promovendo o desenvolvimento de habilidades criativas e críticas. Para isso, foi elaborada e aplicada uma sequência didática composta por sete unidades temáticas, que envolvem projetos práticos integrando tecnologias digitais como ferramentas centrais para a criação artística e o desenvolvimento estéticoconceitual dos estudantes. A metodologia adotada foi qualiquantitativa, de natureza aplicada e exploratória. Para coletar os dados, foram utilizados questionários e a análise das produções artísticas dos estudantes ao longo de uma sequência didática composta por sete unidades temáticas. Essas unidades envolviam projetos práticos, integrando ferramentas digitais como fotografia, videoarte e museus virtuais. Os resultados indicam que a integração entre Arte e Tecnologia no Ensino Médio, gerou oportunidades significativas de aprendizado as quais foram evidenciadas no decorrer do processo pedagógico, por meio da efetiva participação dos estudantes nas atividades práticas, estímulos ao pensamento crítico e criativo, e os estudantes passaram a reconhecimento das tecnologias como ferramentas facilitadoras para o desenvolvimento da criatividade e expressão estética. A pesquisa também contribui para o campo educacional, sugerindo novos caminhos para integrar essas tecnologias no ensino formal e reforçando a necessidade de expandir o uso das tecnologias digitais na educação. Este estudo contribui para o campo da educação ao sinalizar possíveis caminhos que integram Arte e Tecnologia no ensino formal, destacando seus benefícios para o desenvolvimento educacional.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0009-0008-9974-323Xpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8078994510821712pt_BR
dc.contributor.advisor1Goya, Alcides-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2616-2302pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0894894747173346pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Mendes, Sonia Maria da Costa-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1404198202901818pt_BR
dc.contributor.referee1Goya, Alcides-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0894894747173346pt_BR
dc.contributor.referee2Mendes, Sonia Maria da Costa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1404198202901818pt_BR
dc.contributor.referee3Xavier, Cristine Roberta Piassetta-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8091070374386565pt_BR
dc.contributor.referee4Damasceno, Eduardo Filgueiras-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7333630388674575pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Naturezapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artetecnologiaexperienciaseducacionaltecnologica.pdf15,77 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
artetecnologiaexperienciaseducacionaltecnologica_produto.pdf8,97 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons