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Título: Bora? um jogo de memória acessível, inclusivo e divertido
Título(s) alternativo(s): Bora? an accessible, inclusive, and fun memory game
Autor(es): Gravital, Letícia
Moraes, Thainá de Oliveira Cardoso de
Orientador(es): Medeiros, Cindy Renate Piassetta Xavier
Palavras-chave: Jogos
Cegueira
Baixa visão
Memória
Projeto de acessibilidade
Games
Blindness
Low vision
Memory
Barrier-free design
Data do documento: 22-Jun-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: GRATIVAL, Letícia; MORAES, Thainá de Oliveira Cardoso de. Bora? um jogo de memória acessível, inclusivo e divertido. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um jogo e seus componentes para adolescentes, promovendo a inclusão de pessoas com deficiência visual, considerando a cegueira e a baixa visão. A utilização de um método de projeto é essencial para orientar a busca pela solução de problemas no design. Para isso, foram utilizadas duas metodologias, a de Bruno Munari e de Ergodesign, aplicando-as de uma maneira mais flexível, unindo e adaptando-se as etapas conforme necessidade. Foram definidos nove objetivos específicos, incluindo a compreensão da deficiência visual e sua ação na percepção da realidade; o quanto essa deficiência afeta o desenvolvimento infantil; o relato da importância da inclusão, acessibilidade e da recreação; a definição de jogos e jogos acessíveis, assim como exemplos de jogos para pessoas com deficiência visual; a pesquisa de elementos gráficos que permitem a acessibilidade; a identificação, através de pesquisa de campo, do jogo mais adequado ao público-alvo pretendido; análise de jogos similares ao tema definido; o desenvolvimento do jogo e de sua identidade visual; e por fim, a confecção do protótipo. Os resultados produzidos confirmam a hipótese inicial de que o mercado de jogos acessíveis ainda é escasso, o que reforça a relevância do desenvolvimento desse projeto, mostrando-se uma alternativa nova e interessante em meio a um leque de poucas opções. Com a aplicação de diferentes elementos gráficos que permitem o entendimento e leitura tanto por pessoas com deficiência visual total quanto por baixa visão e vidente, o jogo possibilita inclusão e acessibilidade, promovendo, assim, diversão e sentimento de pertencimento e inserção no mundo.
Abstract: This work aimed to develop a game and its components for teenagers, promoting the inclusion of individuals with visual impairments, considering blindness and low vision. The use of a design method is essential to guide the search for problem-solving in design. Two methodologies, Bruno Munari’s and Ergodesign, were employed, applying them in a more flexible manner, combining and adapting the stages as needed. Nine specific objectives were defined, including understanding visual impairment and its impact on reality perception, the influence of this impairment on child development, highlighting the importance of inclusion, accessibility, and recreation. The definition of games and accessible games, along with examples for individuals with visual impairments, research on graphic elements that enable accessibility, identification of the most suitable game for the target audience through field research, analysis of similar games on the defined theme, game development, and visual identity creation, and finally, the creation of a prototype. The results obtained confirm the initial hypothesis that the market for accessible games is still limited, emphasizing the relevance of this project as a new and interesting alternative among a few options. By incorporating various graphic elements that facilitate understanding and readability for individuals with total visual impairments, low vision, and sighted individuals, the game enables inclusion and accessibility, promoting fun and a sense of belonging and integration in the world.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35636
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