Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35620
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Bertotti, Liriane Melina Camargo | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-13T11:41:39Z | - |
dc.date.available | 2024-12-13T11:41:39Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-06 | - |
dc.identifier.citation | BERTOTTI, Liriane Melina Camargo. Uma proposta de transformação da prática docente em cursos de direito por meio da clínica da atividade. 2024. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35620 | - |
dc.description.abstract | This study addresses the transformation of teaching practices in Law courses, focusing on overcoming the prevalence of lecture-based classes by adopting the dialoguebased method. The central question investigates which changes in teaching practices could make this transition possible, highlighting the importance of promoting meaningful reflections on teaching. The general objective was to offer teachers a moment of critical analysis of their professional activities, encouraging the identification of alternatives to the traditional method and demonstrating the viability of more interactive practices through a well-founded pedagogical intervention. The specific objectives include: analyzing the dynamics of Law courses in Brazil and their relationship with the culture of expository classes; identifying the topics raised by teachers during the intervention carried out with the Instruction to the Double method; verifying how dialogue is integrated into teaching practices; and observing the advances in teachers' awareness of their practices, comparing aspects that bring them closer to or further away from the dialogue-based class. The research used the Activity Clinic as a methodology, associated with the Double Instruction method, and was limited to teaching activities in the classroom in higher education, specifically in Law courses. The results reveal that the intervention enabled significant transformations in the perception of teachers about their pedagogical practices, pointing to new paths in legal education and overcoming the dichotomy between lecture and dialogued classes. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Direito - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Legal education | pt_BR |
dc.subject | Teaching - Methodology | pt_BR |
dc.subject | Teachers, Training of | pt_BR |
dc.title | Uma proposta de transformação da prática docente em cursos de direito por meio da clínica da atividade | pt_BR |
dc.title.alternative | A proposal for transforming teaching practice in law courses through the activity clinic | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo aborda a transformação da prática docente nos cursos de Direito, com foco na superação da prevalência da aula-palestra por meio da aproximação ao método de aula dialogada. A questão central investiga quais mudanças na prática docente poderiam viabilizar essa transição, destacando a importância de promover reflexões significativas sobre o fazer docente. O objetivo geral foi oferecer aos professores um momento de análise crítica de suas atividades profissionais, incentivando a identificação de alternativas ao método tradicional e demonstrando a viabilidade de práticas mais interativas por meio de uma intervenção pedagógica fundamentada. Dentre os objetivos específicos, destacam-se: analisar a dinâmica dos cursos de Direito no Brasil e sua relação com a cultura da aula expositiva; identificar os tópicos levantados pelos professores durante a intervenção realizada com o método da Instrução ao Sósia; verificar como o diálogo é integrado às práticas docentes; e observar os avanços na conscientização dos professores sobre suas práticas, comparando aspectos que aproximam ou afastam a aula dialogada. A pesquisa utilizou a Clínica da Atividade como metodologia, associada ao método da Instrução ao Sósia e foi delimitada à atividade docente em sala de aula no ensino superior, especificamente em cursos de Direito. Os resultados revelam que a intervenção possibilitou transformações significativas na percepção dos professores sobre suas práticas pedagógicas, apontando para novos caminhos no ensino jurídico e na superação da dicotomia entre aula-palestra e aula dialogada. | pt_BR |
dc.degree.local | Pato Branco | pt_BR |
dc.publisher.local | Pato Branco | pt_BR |
dc.creator.ID | https://orcid.org/0000-0001-7728-9824 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2197926323840705 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lima, Anselmo Pereira de | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0003-1427-2165 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4130455629353729 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lima, Anselmo Pereira de | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0001-6688-1013 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4130455629353729 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Althaus, Dalvane | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0002-2985-9287 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4812017870312183 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Villatore, Marco Antonio Cesar | - |
dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0001-6365-6283 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6658857270253086 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Batista, Matilde Agero | - |
dc.contributor.referee4ID | https://orcid.org/0000-0002-8747-0907 | pt_BR |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/6889610684402314 | pt_BR |
dc.contributor.referee5 | Oliveira, Siderlene Muniz | - |
dc.contributor.referee5ID | https://orcid.org/0000-0003-3661-0663 | pt_BR |
dc.contributor.referee5Lattes | http://lattes.cnpq.br/6396411843386149 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
dc.subject.capes | Engenharia/Tecnologia/Gestão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PB - Programa de Pós-Graduação em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
propostatransformacaopraticadocente.pdf | 1,45 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons