Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35620
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBertotti, Liriane Melina Camargo-
dc.date.accessioned2024-12-13T11:41:39Z-
dc.date.available2024-12-13T11:41:39Z-
dc.date.issued2024-11-06-
dc.identifier.citationBERTOTTI, Liriane Melina Camargo. Uma proposta de transformação da prática docente em cursos de direito por meio da clínica da atividade. 2024. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35620-
dc.description.abstractThis study addresses the transformation of teaching practices in Law courses, focusing on overcoming the prevalence of lecture-based classes by adopting the dialoguebased method. The central question investigates which changes in teaching practices could make this transition possible, highlighting the importance of promoting meaningful reflections on teaching. The general objective was to offer teachers a moment of critical analysis of their professional activities, encouraging the identification of alternatives to the traditional method and demonstrating the viability of more interactive practices through a well-founded pedagogical intervention. The specific objectives include: analyzing the dynamics of Law courses in Brazil and their relationship with the culture of expository classes; identifying the topics raised by teachers during the intervention carried out with the Instruction to the Double method; verifying how dialogue is integrated into teaching practices; and observing the advances in teachers' awareness of their practices, comparing aspects that bring them closer to or further away from the dialogue-based class. The research used the Activity Clinic as a methodology, associated with the Double Instruction method, and was limited to teaching activities in the classroom in higher education, specifically in Law courses. The results reveal that the intervention enabled significant transformations in the perception of teachers about their pedagogical practices, pointing to new paths in legal education and overcoming the dichotomy between lecture and dialogued classes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.subjectDireito - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectLegal educationpt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.titleUma proposta de transformação da prática docente em cursos de direito por meio da clínica da atividadept_BR
dc.title.alternativeA proposal for transforming teaching practice in law courses through the activity clinicpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste estudo aborda a transformação da prática docente nos cursos de Direito, com foco na superação da prevalência da aula-palestra por meio da aproximação ao método de aula dialogada. A questão central investiga quais mudanças na prática docente poderiam viabilizar essa transição, destacando a importância de promover reflexões significativas sobre o fazer docente. O objetivo geral foi oferecer aos professores um momento de análise crítica de suas atividades profissionais, incentivando a identificação de alternativas ao método tradicional e demonstrando a viabilidade de práticas mais interativas por meio de uma intervenção pedagógica fundamentada. Dentre os objetivos específicos, destacam-se: analisar a dinâmica dos cursos de Direito no Brasil e sua relação com a cultura da aula expositiva; identificar os tópicos levantados pelos professores durante a intervenção realizada com o método da Instrução ao Sósia; verificar como o diálogo é integrado às práticas docentes; e observar os avanços na conscientização dos professores sobre suas práticas, comparando aspectos que aproximam ou afastam a aula dialogada. A pesquisa utilizou a Clínica da Atividade como metodologia, associada ao método da Instrução ao Sósia e foi delimitada à atividade docente em sala de aula no ensino superior, especificamente em cursos de Direito. Os resultados revelam que a intervenção possibilitou transformações significativas na percepção dos professores sobre suas práticas pedagógicas, apontando para novos caminhos no ensino jurídico e na superação da dicotomia entre aula-palestra e aula dialogada.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-7728-9824pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2197926323840705pt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Anselmo Pereira de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-1427-2165pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4130455629353729pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Anselmo Pereira de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6688-1013pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4130455629353729pt_BR
dc.contributor.referee2Althaus, Dalvane-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-2985-9287pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4812017870312183pt_BR
dc.contributor.referee3Villatore, Marco Antonio Cesar-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-6365-6283pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6658857270253086pt_BR
dc.contributor.referee4Batista, Matilde Agero-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-8747-0907pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6889610684402314pt_BR
dc.contributor.referee5Oliveira, Siderlene Muniz-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0003-3661-0663pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/6396411843386149pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
propostatransformacaopraticadocente.pdf1,45 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons