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Título: A interação humano-computador nos serviços públicos digitais brasileiros sob a perspectiva feminista
Título(s) alternativo(s): Human computer interaction in brazilian digital public services from a feminist perspective
Autor(es): Aguiar, Camila Martins de Jesus
Orientador(es): Silva, Cláudia Bordin Rodrigues da
Palavras-chave: Interação humano-máquina
Feminismo
Estereótipos (Psicologia social)
Sexismo na linguagem
Serviço público
Human-computer interation
Feminism
Stereotypes (Social psychology)
Sexism in language
Civil service
Data do documento: 23-Jun-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: AGUIAR, Camila Martins de Jesus. A interação humano-computador nos serviços públicos digitais brasileiros sob a perspectiva feminista. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
Resumo: Fundamentado nos estudos de Interação Humano-Computador sob a perspectiva feminista, este trabalho analisa, por inspeção, um serviço público digital brasileiro. O objetivo da inspeção é investigar se as instituições públicas perpetuam os estereótipos de gênero, causando prejuízos às cidadãs, além de examinar como a abordagem feminista pode aprimorar o serviço escolhido. Como resultado das análises, propomos considerações críticas para uma reflexão sobre o projeto de website de serviços públicos, a partir das categorias feministas na IHC trazidas para o contexto da pesquisa. Demonstra-se que, por meio de critérios feministas é possível fazer o projeto de websites públicos de forma mais inclusiva, com preocupação com empoderamento, justiça social e igualdade, sem perpetuar estereótipos sexistas.
Abstract: Based on Human-Computer Interaction studies from a feminist perspective, this work analyzes, through inspection, a Brazilian digital public service. The objective of the inspection is to investigate whether public institutions perpetuate gender stereotypes, causing harm to female citizens, and to examine how the feminist approach can enhance the chosen service. As a result of the analysis, we propose critical considerations for reflecting on the design of public service websites, based on feminist categories in HCI applied to the research context. It is demonstrated that by using feminist criteria, it is possible to create more inclusive public website projects, with a focus on empowerment, social justice, and equality, without perpetuating sexist stereotypes.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35619
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