Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35602
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorHendler, Eliane Evaldt-
dc.date.accessioned2024-12-10T14:17:43Z-
dc.date.available2024-12-10T14:17:43Z-
dc.date.issued2022-06-27-
dc.identifier.citationHENDLER, Eliane Evaldt. Hierarquia e poder em Dona Guidinha do poço de Manoel de Oliveira Paiva. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35602-
dc.description.abstractThe Brazilian novel Dona Guidinha do Poço, by Manuel de Oliveira Paiva, is a narrative that involves, besides passion and death in a love triangle, social, economic, and cultural factors of the Brazilian Northeastern backlands. The work contemplates a sphere of subjects about a given historical reality and uses a regional language that praises the northeastern culture. A prominent issue in the novel is social inequality and the concentration of power in the hands of a female figure (Margarida/Guida), breaking with some 19th-century paradigms that observed the exercise of power in the male orbit. Major Joaquim, the husband, is shown from the perspective of social and economic dependence before Guida, the mighty lady. The work analyzes how Guida assuages her husband and others who live under her aegis in this novel by Paiva. In addition to other authors, this research uses the observations of Lúcia Miguel-Pereira to situate the writer in the Brazilian canon. To apprehend the novel in the literary and sociological sphere, concepts such as nucleus and nebula, borrowed from Roberto Reis (1987), and "rabble," coined by Jessé Souza (2017) serve to assist how the hierarchy and devaluation of the less fortunate in Brazilian society works. The reflections here show that the concentration of power has historically almost always been linked to wealth accumulation, and the personal leadership profile has often been attributed to the white or socially ennobled man. In this aspect, the woman in the 19th century lived under male chauvinistic and patriarchal submission and total devaluation as a person in society. However, in the novel, the woman was placed as a singular exponent, occupying power. On the other hand, the man is presented as subordinate, thus making the inversion of social values of the time.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectPaiva, Manoel de Oliveira, 1861-1892pt_BR
dc.subjectPatriarcadopt_BR
dc.subjectFeminismo e literaturapt_BR
dc.subjectHierarquiaspt_BR
dc.subjectPatriarchypt_BR
dc.subjectFeminism and literaturept_BR
dc.subjectHierarchiespt_BR
dc.titleHierarquia e poder em Dona Guidinha do poço de Manoel de Oliveira Paivapt_BR
dc.title.alternativeHierarchy and power in Dona Guidinha do poço by Manoel de Oliveira Paivapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO romance brasileiro, Dona Guidinha do Poço, de Manuel de Oliveira Paiva, trata de uma narrativa que envolve, além de paixão e morte num triângulo amoroso, fatores sociais, econômicos e culturais do sertão nordestino e do Brasil. A obra contempla uma esfera de assuntos sobre dada realidade histórica e utiliza uma linguagem regional que enaltece a cultura nordestina. Um assunto em destaque no romance é a desigualdade social e a concentração de poder nas mãos de uma figura feminina (Margarida/Guida), rompendo com alguns paradigmas do século XIX que observavam o exercício de poder na órbita masculina. Major Joaquim, o marido, é mostrado sob a perspectiva de dependência social e econômica diante de Guida, a poderosa senhora. O trabalho analisa de que maneira Guida assujeita o marido e outros que vivem sob sua égide neste romance de Paiva. Além de outros autores, emprega-se, nesta pesquisa, as observações de Lúcia Miguel-Pereira para situar o escritor no cânone brasileiro. Para apreender o romance na esfera literária e sociológica, conceitos como núcleo e nebulosa, emprestados de Roberto Reis (1987), e <ralé=, cunhado por Jessé Souza (2017) servem para auxiliar como se dá o funcionamento da hierarquia e da desvalorização dos menos afortunados na sociedade brasileira. Nas reflexões aqui efetuadas, percebe-se que a concentração de poder historicamente esteve quase sempre vinculada ao acúmulo de riqueza e que o perfil de liderança pessoal frequentemente esteve atribuído ao homem branco ou socialmente embranquecido. Nesse aspecto, a mulher no século XIX viveu sob submissão machista e patriarcal e a total desvalorização enquanto pessoa na sociedade. Todavia, no romance, a mulher foi colocada como expoente singular, ocupante do poder. Por outro lado, o homem é que é apresentado como subalterno, fazendo assim a inversão de valores sociais da época.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Marcos Hidemi de-
dc.contributor.referee1Lima, Marcos Hidemi de-
dc.contributor.referee2Fioruci, Wellington Ricardo-
dc.contributor.referee3Marquezi, Rosangela Aparecida-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Letraspt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
hierarquiapoderguidinhapoco.pdf417,24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons