Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35601
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Mariana Moreno Gomes-
dc.date.accessioned2024-12-10T14:14:54Z-
dc.date.available2024-12-10T14:14:54Z-
dc.date.issued2022-06-30-
dc.identifier.citationSOUZA, Mariana Moreno Gomes. Um estudo sobre a ideologia e o sujeito discursivo dentro do racismo. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35601-
dc.description.abstractThe aim of this work was to analyze different statements by users from three social networks to identify racism in their discourse. This work intended to comprehend the influence of ideology in language and how it affects the creation of discourse and, therefore, the discursive subject. A few authors were then addressed - concerning language: Brandão (2012), Berger and Luckmann (2002), Orlandi (2012); ideology: Althusser (1985), Chauí (1981); racism: Almeida (2019), Fanon (2009) and Kilomba (2019) - this was in order to elucidate how these three topics are connected and how they shape the discourse. Regarding racism, the focus was on everyday and recreational racism. For the analysis, an episode of a high-visibilty reality show were used, in which one of the contestants was a victim of racism; comments from social networks such as Facebook, lnstagram and Twitter were also analysed. Therefore, this study identifyed the presence of racism in the discourse of both social network users and the reality show contestant, whom denied such allegations.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectIdeologiapt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectRacismpt_BR
dc.subjectIdeologypt_BR
dc.subjectDiscourse analysispt_BR
dc.titleUm estudo sobre a ideologia e o sujeito discursivo dentro do racismopt_BR
dc.title.alternativeA study about ideology and the discoursive subject in racismpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, objetivamos analisar diferentes discursos de internautas de três redes sociais para identificar no discurso a presença de racismo. Buscamos compreender sobre a influência da ideologia na linguagem para a criação do discurso e por conseguinte, o sujeito discursivo. Objetivamos, então, explorar variados autores que investigam a linguagem – Brandão (2012), Berger e Luckmann (2002), Orlandi (2012) – a ideologia – Althusser (1985), Chauí (2008) – e o racismo – Almeida (2019), Fanon (2008) e Kilomba (2019) – a fim de esclarecer de que modo esses três pontos se cruzam e compõem o discurso. No âmbito do racismo, decidimos focar no que tange o racismo cotidiano e o racismo recreativo. Para o corpus de análise, utilizou-se o episódio ocasionado em um reality show de grande visibilidade, em que uns dos participantes foi vítima de racismo juntamente com os comentários das redes sociais Facebook, Instagram e Twitter. Portanto, com essa pesquisa, concluímos que há forte presença de racismo nos discursos tanto dos internautas quanto do participante do reality, os quais negaram ser racistas ou apresentar indícios de racismo.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Muniz, Maria leda Almeida-
dc.contributor.referee1Muniz, Maria Ieda Almeida-
dc.contributor.referee2Almeida, Fabio Sampaio de-
dc.contributor.referee3Batista, Sidinei Eduardo-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Letraspt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
estudoideologiadiscursoracismo.pdf936,45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons