Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35600
Título: | Estudos sobre bilinguismo: uma revisão bibliográfica sistematizada |
Título(s) alternativo(s): | Studies on bilingualism: a systematic literature review |
Autor(es): | Watthier, Marina Koltz |
Orientador(es): | Passoni, Taisa Pinetti |
Palavras-chave: | Bilinguismo Bilingüismo em crianças Aquisição da segunda língua Bilingualism Bilinguism in children Second language acquisition |
Data do documento: | 30-Jun-2022 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Pato Branco |
Citação: | WATTHIER, Marina Koltz. Estudos sobre bilinguismo: uma revisão bibliográfica sistematizada. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2022. |
Resumo: | Os conhecimentos atuais acerca do bilinguismo têm origem em diferentes campos do saber. Por ser uma temática de pesquisa relativamente nova no Brasil, diferentes são as abordagens para entender o indivíduo bilíngue e suas particularidades. O presente trabalho busca trazer um panorama geral sobre o assunto na contemporaneidade e reunir, por meio de um levantamento bibliográfico sistematizado, pesquisas recentes (2018-2022) sobre o bilinguismo e as contribuições de diversificadas áreas do conhecimento para o estudo do tema. A partir do termo de busca <bilingual children language development" no Portal de Periódicos da Capes foram realizados refinamentos de modo que as análises aqui apresentadas enfocam 30 publicações, todas em língua inglesa. Assim sendo, a pesquisa sintetiza esses estudos em uma discussão que permite identificar as principais tendências de pesquisa que aprimoram os conhecimentos vigentes no campo da educação e formação de contextos bilíngues. As análises destacam a psicolinguística, a psicologia, a educação, a fonoaudiologia e a neurologia como principais áreas do conhecimento que publicam sobre o assunto e as temáticas recorrentes identificadas nessas pesquisas são os distúrbios de linguagem, o transtorno do espectro autista e a influência que aspectos culturais e demográficos exercem sobre o bilinguismo, concluindo que, o bilinguismo é uma área de pesquisa abrangente que traz contribuições de diversos campos do conhecimento com diferentes perspectivas e direcionamentos. |
Abstract: | Current knowledge about bilingualism comes from different fields of knowledge. As it is a relatively new research topic, there are different approaches to understanding the bilingual individual and their particularities. The present work seeks to provide an overview of the subject in contemporary times and gather, through a systematic bibliographic review, recent research (2018-2022) on bilingualism and the contributions of diverse areas of knowledge to the study of the topic. From the search term "bilingual children language development" on the Capes Journal Portal, refinements were made so that presented analysis focus on 30 publications, all in English. Therefore, the research synthesizes these studies in a discussion that allows to identify the main research trends that improve current knowledge in the field of education and formation of bilingual contexts. The analyzes highlight psycholinguistics, psychology, education, phonoaudiology and neurology as main areas of knowledge that publish on the subject and the recurrent themes identified in these research are language disorders, autism spectrum disorder and the influence that cultural and demographic aspects exert on bilingualism, concluding that bilingualism is a comprehensive research area that brings contributions from different fields of knowledge with different perspectives and directions. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35600 |
Aparece nas coleções: | PB - Licenciatura em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
estudobilinguismo.pdf | 400,71 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons