Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35596
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Angelo Augusto Brocco da-
dc.date.accessioned2024-12-10T13:59:41Z-
dc.date.available2024-12-10T13:59:41Z-
dc.date.issued2022-07-01-
dc.identifier.citationSILVA, Angelo Augusto Brocco da. Adaptando superbrinquedos: hiper-realidade em “Superbrinquedos duram o verão todo” de Brian Aldiss, e em A. I., inteligência artificial, de Steven Spielberg. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35596-
dc.description.abstractThe main objective of this research has been to analyze the situations which involve hyperreality in the short story <Supertoys Last All Summer Long= ([1969] 2001), by BrianAldiss, in its process of adaptation to the film A. I. Artificial Intelligence (2001), directed by Steven Spielberg. Hyperreality, whose characteristics were extensively studied by Jean Baudrillard (1991), occurs in parallel with reality and, albeit imperceptibly, occupies a large space in our lives, that is, especially with the development of digital technologies, we often let ourselves be influenced by the massive dissemination of images that circulate around us, without even realizing that they concern to simulations of reality. However, both in Aldiss9s short story and in Spielberg9s movie, the expression of hyperreality is exacerbated, thus representing a metaphor for the place which our world has gradually become. For this research to be possible, we have verified some characteristics of the modalities of science fiction over time, to understand how this genre has become a favorable field for the development of themes about hyperreality. Some science fiction critics, such as Edward James (1994), Adam Roberts (2018), Brian Attebery (2016), and Andrew Butler (2016), have been very relevant in this regard. In addition, we have studied some aspects of the film adaptation process, especially from critics and theorists such as Linda Hutcheon (2013), André Bazin (1991), and Robert Stam (2006). We have verified that there are some well-defined situations that address us to hyperreality in the short story and in the film and that, certainly, the robot child David is one of the main bonds that both characters and the reader/spectator feel entangled in by the simulations present in the plots.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_BR
dc.subjectFicçãopt_BR
dc.subjectFicção científicapt_BR
dc.subjectCinema e literaturapt_BR
dc.subjectIntermidialidadept_BR
dc.subjectLiteratura americanapt_BR
dc.subjectCinema americanopt_BR
dc.subjectFictionpt_BR
dc.subjectScience fictionpt_BR
dc.subjectMotion-pictures and literaturept_BR
dc.subjectIntermedialitypt_BR
dc.subjectAmerican literaturept_BR
dc.subjectMotion pictures, Americanpt_BR
dc.titleAdaptando superbrinquedos: hiper-realidade em “Superbrinquedos duram o verão todo” de Brian Aldiss, e em A. I., inteligência artificial, de Steven Spielbergpt_BR
dc.title.alternativeAdapting supertoys: hyperreality in "Supertoys last all summer long", by Brian Aldiss, and in A. I. – artificial intelligence, by Steven Spielbergpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO objetivo principal deste trabalho de pesquisa foi o de analisar as situações que envolvem a hiper-realidade no conto <Superbrinquedos Duram o Verão Todo= ([1969] 2001), de Brian Aldiss, em seu processo de adaptação ao filme A. I. Inteligência Artificial (2001), dirigido por Steven Spielberg. A hiper-realidade, cujas características foram amplamente estudadas por Jean Baudrillard (1991), ocorre em paralelo com a realidade e, ainda que imperceptivelmente, ocupa um grande espaço em nossas vidas, ou seja, especialmente com o desenvolvimento das tecnologias digitais, muitas vezes nos deixamos influir pela veiculação massiva de imagens que circulam ao nosso redor, sem ao menos perceber que dizem respeito a simulações do real. Contudo, tanto no conto de Aldiss, como no filme de Spielberg, a expressão da hiper-realidade se faz de forma exacerbada, representando, assim, uma metáfora do lugar em que o nosso mundo tem aos poucos se transformado. Para que esta pesquisa fosse possível, verificamos algumas características das modalidades da ficção científica ao longo dos tempos, para entendermos como esse gênero se torna um campo propício para o desenvolvimento de temas acerca da hiper-realidade. Alguns críticos da ficção científica, tais como Edward James (1994), Adam Roberts (2018), Brian Attebery (2016) e Andrew Butler (2016), foram muito relevantes nesse sentido. Além disso, estudamos alguns aspectos do processo da adaptação fílmica, especialmente a partir de críticos e teóricos como Linda Hutcheon (2013), André Bazin (1991) e Robert Stam (2006). Verificamos que existem algumas situações bem definidas que nos remetem à hiper-realidade no conto e no filme e que, certamente, a criança robô David é um dos principais vínculos que tanto as personagens como o leitor/espectador sentem-se enredados pelas simulações presentes nas tramas.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Stankiewicz, Mariese Ribas-
dc.contributor.referee1Stankiewicz, Mariese Ribas-
dc.contributor.referee2Marquezi, Rosangela Aparecida-
dc.contributor.referee3Zago, Leandro-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Letraspt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
adaptandosuperbrinquedos.pdf1,25 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons