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Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues, Vera-
dc.date.accessioned2024-12-10T13:57:11Z-
dc.date.available2024-12-10T13:57:11Z-
dc.date.issued2022-06-01-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Vera. Abordagens e métodos de ensino de inglês para crianças no Brasil. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35595-
dc.description.abstractConsidering the growing demand and consequent offer of teaching English to children, this work aimed to carry out a survey of studies from the last five years (2017-2021) that presented approaches and methods for teaching English to children in Brazil. The methodological procedures refer to the bibliographic research carried out from the search for terms on the Google Scholar platform. The selection of materials was based on the choice of the main publications available on the first page of results. After the survey, it was possible to identify the language perspectives adopted and conceptualize the approaches and methods identified, relating them to the proposed activities chosen for their practical implementation. When analyzing the publications, it was possible to verify the predominance of the language view linked to the concepts of English as a Foreign Language, a curious fact, given that the language perspective defended by guiding documents such as the BNCC is English as a Lingua Franca. In addition, it was found that, considering that we are in the so-called Post-Method Era, there is a diversity of approaches and methods, and there is no consensus on the use of a single perspective that is suitable for all contexts of teaching English to children. It can also be observed that the focus of a significant part of the studies is on the role of the teacher, limiting the success of learning to a single agent and disregarding other relevant aspects. In view of the results, it is possible to understand that in the definition of approaches, methods and activities for teaching English to children, whether carried out by the teacher or by the school, the learning objective, the context and specificities of each educational institution, class and students must be considered.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLínguas modernaspt_BR
dc.subjectBilingüismopt_BR
dc.subjectLíngua franca (Mediterrâneo, Mar, Região)pt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.subjectEnglish language - Study and teachingpt_BR
dc.subjectLanguages, Modernpt_BR
dc.subjectBilingualismpt_BR
dc.subjectLingua Franca (Mediterranean region)pt_BR
dc.titleAbordagens e métodos de ensino de inglês para crianças no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeApproaches and methods for teaching english to children in Brazilpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoConsiderando a crescente demanda e consequente oferta de ensino de inglês para crianças, este trabalho objetivou realizar um levantamento de estudos dos últimos cinco anos (2017-2021) que apresentassem abordagens e métodos para o ensino de Língua Inglesa para crianças no Brasil. Os procedimentos metodológicos referem-se à pesquisa bibliográfica realizada a partir da busca de termos na plataforma Google Scholar. A seleção dos materiais deu-se a partir da escolha das principais publicações disponíveis na primeira página de resultados. Feito o levantamento, foi possível identificar as perspectivas de língua adotadas e conceituar as abordagens e os métodos identificados, relacionando-os com as propostas de atividades escolhidas para a sua efetivação prática. Ao analisar as publicações, foi possível constatar a predominância da visão de língua atrelada aos conceitos de Inglês como Língua Estrangeira, um dado curioso, haja vista que a perspectiva de língua defendida por documentos norteadores como a BNCC é o Inglês como Língua Franca. Além disso, constatou-se que, considerando que estamos na chamada Era Pós-método, há uma diversidade de abordagens e métodos, sendo que não há um consenso do emprego de uma única perspectiva que seja adequada a todos os contextos de ensino de inglês para crianças. Pode-se observar também que o foco de uma parte significativa dos estudos recai sobre o papel do professor, limitando o sucesso da aprendizagem a um único agente e desconsiderando outros aspectos relevantes. Diante dos resultados, é possível compreender que na definição de abordagens, métodos e atividades para o ensino de inglês para crianças, seja ela realizada pelo professor ou pela escola, há que se considerar o objetivo da aprendizagem, o contexto e as especificidades de cada instituição de ensino, turma e alunos.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Passoni, Taisa Pinetti-
dc.contributor.referee1Passoni, Taísa Pinetti-
dc.contributor.referee2Parise, Lourdes Terezinha Graebin-
dc.contributor.referee3Zago, Leandro-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Letraspt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
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