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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35577
Título: | Desafios e estratégias para a permanência estudantil na graduação: análise das metas do PDI 2020-2024 da Universidade Federal do Sul da Bahia |
Título(s) alternativo(s): | Challenges and strategies for student persistence in undergraduate programs: an analysis of the 2020-2024 Institutional Development Plan goals of the Federal University of Southern Bahia |
Autor(es): | Silva, Jean Kleiton Roque |
Orientador(es): | Oliveira, Oséias Santos de |
Palavras-chave: | Ensino superior Evasão universitária Planejamento estratégico Política pública Estudantes universitários Education, Higher College dropouts Strategic planning Public policy College students |
Data do documento: | 16-Out-2024 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | SILVA, Jean Kleiton Roque. Desafios e estratégias para a permanência estudantil na graduação: análise das metas do PDI 2020-2024 da Universidade Federal do Sul da Bahia. 2024. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2024. |
Resumo: | A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), apesar dos esforços para ampliar o acesso à graduação, enfrenta desafios significativos para manter os estudantes regularmente matriculados até a conclusão do curso. O objetivo desta pesquisa foi analisar os desafios enfrentados pela Universidade Federal do Sul da Bahia na consecução das metas estipuladas para o ensino de graduação no período de 2020 a 2024, conforme delineado no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), com ênfase na identificação e compreensão dos fatores que influenciam a retenção e evasão dos acadêmicos. Inserida na linha de pesquisa Políticas Públicas: Formulação e Gestão, este estudo contribui para o aprimoramento de estratégias institucionais e políticas educacionais voltadas para o Ensino Superior. A pesquisa foi realizada utilizando-se de uma abordagem quali-quantitativa, com estratégia de investigação descritiva e caráter documental, baseando-se na análise de documentos institucionais como o PDI, resoluções internas, registros acadêmicos e relatórios institucionais, revelando que diversos cursos de graduação da UFSB apresentaram, no período de 2020 a 2023, taxas de evasão e retenção elevadas, comparadas às metas do PDI 2020-2024. Fatores ligados ao perfil dos cursos e dos estudantes foram associados à maior predominância sobre a evasão e retenção nos cursos analisados, sendo que os mais relevantes se referem a forma de ingresso, com destaque para o Sisu e ingresso de diplomados; a nota de ingresso, com padrões diferentes entre cursos interdisciplinares e não interdisciplinares; a idade dos estudantes, com maiores taxas de evasão entre estudantes muito jovens e os mais velhos; o local de origem, com maior evasão entre estudantes de outros estados; e o coeficiente de rendimento, com altas taxas de evasão entre estudantes com coeficiente de rendimento 0 e, surpreendentemente, também entre aqueles com coeficiente entre 9 e 10. A análise permitiu a identificação tanto dos avanços obtidos quanto das lacunas que ainda persistem no alcance dos objetivos traçados pela instituição, apontando para a importância do planejamento de ações integradas que possam fortalecer o sucesso acadêmico dos estudantes nos cursos de graduação. A relevância desta pesquisa reside na análise abrangente da evasão e retenção em uma universidade federal recém-criada, oferecendo percepções valiosas para instituições em contextos parecidos. As contribuições práticas incluem a proposição de seis recomendações estratégicas para melhoria dos indicadores institucionais de permanência estudantil, com potenciais impactos organizacionais na gestão universitária. Espera-se que este trabalho forneça subsídios para o desenvolvimento de políticas públicas educacionais mais eficazes e para o aprimoramento das práticas de gestão acadêmica. |
Abstract: | Despite efforts to expand access to higher education, the Federal University of Southern Bahia (UFSB) faces significant challenges in maintaining students enrollment through to degree completion. This research aimed to analyze the challenges faced by UFSB in achieving its undergraduate education goals for 2020-2024, as outlined in the Institutional Development Plan (PDI), with emphasis on identifying and understanding factors influencing student retention and dropout rates. Within the research line of Public Policies: Formulation and Management, this study contributes to the improvement of institutional strategies and educational policies aimed at higher education. This research was conducted using a mixed quali-quantitative approach, with a descriptive investigation strategy and documentary character, based on institutional documents such as the PDI, internal resolutions, academic records, and institutional reports, revealing that several UFSB undergraduate courses presented high dropout and retention rates compared to the PDI 2020-2024 goals. Factors related to program characteristics and student profiles were associated with higher prevalence of dropout and retention in the analyzed programs. The most relevant factors were the form of admission, especially through SISU and degree holders’ admission; admission scores, with different patterns between interdisciplinary and non-interdisciplinary courses; student age, with higher dropout rates among very young and older students; place of origin, with higher dropout rates among students from other states; and academic performance coefficient, with high dropout rates among students with coefficient 0 and, surprisingly, also among those with coefficient between 9 and 10. The analysis allowed the identification of both advances and persistent gaps in achieving the institution’s objectives, pointing to the importance of planning integrated actions that can strengthen students’ academic success in undergraduate programs. The relevance of this research lies in the comprehensive analysis of dropout and retention in a newly established federal university, offering valuable insights for institutions in similar contexts. Practical contributions include proposing six strategic recommendations for improving institutional indicators of student retention, with potential organizational impacts on university management and the despigmentável of qualified professionals. This work is expected to inform the development of more effective educational policies and the improvement of academic management practices. |
Descrição: | Acompanha produção técnica: Plano de ação para promoção da permanência estudantil na UFSB |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35577 |
Aparece nas coleções: | PG - Programa de Pós-Graduação em Administração Pública em Rede Nacional |
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