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dc.creatorCamargo, Janeffer Maria Kohler Abramoski-
dc.date.accessioned2024-12-05T11:46:02Z-
dc.date.available2024-12-05T11:46:02Z-
dc.date.issued2024-10-30-
dc.identifier.citationCAMARGO, Janeffer Maria Kohler Abramoski. Gestão do conhecimento: práticas e ferramentas para melhoria dos processos de extensão universitária. 2024. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35572-
dc.descriptionAcompanha produção técnica: Proposta de práticas e ferramentas da gestão do conhecimento para melhoria dos processos de extensão universitáriapt_BR
dc.description.abstractThe social and economic transformations of the twenty-first century impact sectors of society. They induce universities to develop new learning methods to capture knowledge. This requires projects from the public administration focused on user satisfaction and more efficient results. Knowledge Management (KM) with the practices and tools of Technology, Information and Knowledge (ICTs) are essential to help Federal Institutions of Higher Education (IFES) to implement their processes. Thus, the adoption of KM practices helps public organizations to improve the efficiency of procedures, the quality of processes, products and services provided to society. In addition, the support of ICTs contributes to the processes of acquisition, storage, processing, distribution and use of organizational knowledge. Such practices support decision-making, innovation, problem-solving, and continuous learning. Therefore, the objective of this research is to identify a set of KM practices and tools for the improvement of university extension processes in an IFES. To this end, descriptive and exploratory research was carried out with bibliographic research methods for the analysis and interpretation of the data. The comparative method was also used with a predominantly qualitative approach to describe the KM practices found in the Extension of four IFES, selecting the Federal Technological University of Paraná/UTFPR for the intervention proposal derived from the Technical-Technological Product (PTT) of this research. The data were compiled and tabulated in comparative tables with the information available on the portals to define the research protocol. From the protocol, four categories were defined: I. Standards and Legislation, II. Procedures, III. Communication and IV. Information and Technology and Systems. The KM practices found aim to promote team building, improve organizational performance and facilitate the transfer and sharing of knowledge. They also facilitate the generation, retention, organization and dissemination of knowledge. The data indicates the lack of standardization of KM practices and tools in the IFES. Thus, the results of the research gave rise to PTT, which culminated in nine KM practices and two ICT tools for the improvement of extension processes for the Extension Departments (DEPEXs) of UTFPR. It is hoped that the results can increase efficiency and, if adopted, enable the practices together with the tools to increase the sharing of knowledge to improve the extension processes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectAprendizagem organizacionalpt_BR
dc.subjectExtensão Universitáriapt_BR
dc.subjectGestão do conhecimento - Práticapt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectKnowledge managementpt_BR
dc.subjectOrganizational learningpt_BR
dc.subjectUniversity extensionpt_BR
dc.subjectKnowledge management - Practicept_BR
dc.subjectInformation technologypt_BR
dc.titleGestão do conhecimento: práticas e ferramentas para melhoria dos processos de extensão universitáriapt_BR
dc.title.alternativeKnowledge management: practices and tools for improving university extension processespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoAs transformações sociais e econômicas do século XXI impactam os setores da sociedade. Induzem as universidades a desenvolverem novos métodos de aprendizagem para capturarem conhecimentos. Isso exige da administração pública projetos focados na satisfação dos usuários e em resultados mais eficientes. A Gestão do Conhecimento (GC) com as práticas e ferramentas de Tecnologia, Informação e Conhecimento (TICs) são essenciais para auxiliar as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) a implementarem seus processos. Assim, a adoção das práticas de GC auxilia as organizações públicas a melhorarem a eficiência dos procedimentos, a qualidade dos processos, dos produtos e dos serviços prestados à sociedade. Ainda, o apoio das TICs contribui para os processos de aquisição, de armazenamento, de processamento, de distribuição e de utilização do conhecimento organizacional. Tais práticas servem de apoio à tomada de decisão, à inovação, à resolução de problemas e ao aprendizado contínuo. Logo, o objetivo desta pesquisa é identificar um conjunto de práticas e ferramentas de GC para a melhoria dos processos de extensão universitária em uma IFES. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva e exploratória com métodos de pesquisa bibliográfica para a análise e interpretação dos dados. Foi empregado, também, o método comparativo com uma abordagem predominantemente qualitativa para descrever as práticas de GC encontradas na Extensão de quatro IFES, selecionando-se a Universidade Tecnológica Federal do Paraná/UTFPR para a proposta de intervenção derivada do Produto TécnicoTecnológico (PTT) desta pesquisa. Os dados foram compilados e tabulados em quadros comparativos com as informações disponibilizadas nos portais para definição do protocolo de pesquisa. Do protocolo, definiram-se quatro categorias: I. Normas e Legislação, II. Procedimentos, III. Comunicação e IV. Informação e Tecnologia e Sistemas. As práticas de GC encontradas visam promover a formação de equipes, melhorar o desempenho organizacional e facilitar a transferência e o compartilhamento de conhecimentos. Também facilitam a geração, a retenção, a organização e a disseminação do conhecimento. Os dados indicam a ausência de padronização das práticas e das ferramentas de GC nas IFES. Assim, os resultados da pesquisa deram origem ao PTT, que culminou em nove práticas de GC e duas ferramentas de TICs para a melhoria dos processos de extensão para os Departamentos de Extensão (DEPEXs) da UTFPR. Espera-se que os resultados possam aumentar a eficiência e, se adotados, possibilitem que as práticas juntamente com as ferramentas aumentem o compartilhamento de conhecimentos para melhoria dos processos de extensão.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-9889-7255pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1402129428909830pt_BR
dc.contributor.advisor1Ishikawa, Gerson-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2942-3571pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6063693428523155pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Stankowitz, Rosângela de Fátima-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6648-8366pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6980379514490393pt_BR
dc.contributor.referee1Ishikawa, Gerson-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2942-3571pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6063693428523155pt_BR
dc.contributor.referee2Freitas, Maria do Carmo Duarte-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-7046-6020pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1740734674821323pt_BR
dc.contributor.referee3Nesello, Priscila-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-9312-463Xpt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1740734674821323pt_BR
dc.contributor.referee4Stankowitz, Rosângela de Fátima-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-6648-8366pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6980379514490393pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Administração Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
dc.subject.capesAdministração Públicapt_BR
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