Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35561
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPaiva, Andréia Del Conte de-
dc.date.accessioned2024-12-02T22:01:29Z-
dc.date.available2024-12-02T22:01:29Z-
dc.date.issued2023-03-14-
dc.identifier.citationPAIVA, Andréia Del Conte de. A representação temática da literatura de cordel à luz da teoria dos campos lexicais. 2023. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35561-
dc.description.abstractCordel literature has undeniable importance to society, whether as a historical document, source of information, entertainment, means of communication or scientific research. Registries of memory, of the social, political and economic trajectory of the Brazilian people, this is a literary genre that establishes itself as a significant instrument in the teaching and learning process in various areas of knowledge. Due to their characteristics, the range of contexts of use and the degree of acceptance by different types of readers, the need arises to organize them. In this sense, Information Science (CI) is evident which, through the Thematic Treatment of Information, enables access to these literary works. From this perspective, the guiding question of the research on screen is characterized as how to provide professionals in the Area with conditions to efficiently represent the cordel leaflets. Representing to organize these materials constitutes a process of expressive complexity. The information skills inherent in the Thematic Treatment of Information process, required of information professionals, among other aspects, reinforce the hypothesis that the design of the classification of leaflets based on the twenty-seven thematic classes proposed by Albuquerque (2011), as well as the Theory of Lexical Fields, will contribute to the organization and access to these materials. Aiming to apply the Theory of the Lexical Field regarding the Thematic Treatment of Information in cordel literature. The methodological course was carried out by a qualitative study, with descriptive exploratory objectives using the action-research procedure. This work is justified due to the scarcity of studies related to the theoretical and methodological construction for the representation of the informational content of the leaflets, contributing with information professionals to the thematic treatment of the cordel leaflets.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Londrinapt_BR
dc.relation.urihttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17118pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLiteratura de cordelpt_BR
dc.subjectOrganização da informaçãopt_BR
dc.subjectPesquisa-açãopt_BR
dc.subjectFolhetospt_BR
dc.subjectLexicologiapt_BR
dc.subjectIndexaçãopt_BR
dc.subjectChapbookspt_BR
dc.subjectInformation organizationpt_BR
dc.subjectAction researchpt_BR
dc.subjectPamphletspt_BR
dc.subjectLexicologypt_BR
dc.subjectIndexingpt_BR
dc.titleA representação temática da literatura de Cordel à luz da teoria dos campos lexicaispt_BR
dc.title.alternativeThe thematic representation of Cordel's literature in the light of lexical field theorypt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoA Literatura de cordel possui incontestável importância para a sociedade, seja como documento histórico, fonte de informação, entretenimento, meio de comunicação ou pesquisa científica. Registros da memória, da trajetória social, política e econômica do povo brasileiro, trata-se de um gênero literário que se estabelece como significativo instrumento no processo de ensino e aprendizagem em variadas áreas do conhecimento. Devido às suas características, a gama de contextos de utilização e o grau de aceitação por variados tipos de leitores, surge à necessidade de organizá-los. Nesse sentido, evidencia-se a Ciência da Informação (CI) a qual, por intermédio do Tratamento Temático da Informação, possibilita o acesso a estas obras literárias. Nessa perspectiva, a questão norteadora da pesquisa em tela caracteriza-se em como propiciar aos profissionais da Área condições de representar de forma eficiente os folhetos de cordel. Representar para organizar esses materiais, constitui-se em processo de expressiva complexidade. As competências informacionais inerentes ao processo do Tratamento Temático da Informação, requeridas aos profissionais da informação, entre outros aspectos, reforça a hipótese de que o delineamento da classificação dos folhetos fundamentados nas vinte e sete classes temáticas propostas por Albuquerque (2011), bem como da Teoria dos Campos Lexicais, contribuirão com a organização e acesso a estes materiais. Objetivando aplicar a Teoria do Campo Lexical no que tange o Tratamento Temático da Informação da literatura de cordel. O percurso metodológico concretizou-se por um estudo de caráter qualitativo, com objetivos exploratórios descritivos utilizando-se do procedimento da pesquisa-ação. Justifica-se este trabalho, devido à escassez de estudos relacionados à construção teórica e metodológica para a representação do conteúdo informacional dos folhetos, contribuindo com os profissionais da informação para o tratamento temático dos folhetos de cordel.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localCampo Mouraopt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-2085-1630pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0139951466417769pt_BR
dc.contributor.advisor1Lunardelli, Rosane Suely Alvares-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5405-072Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6305738943036308pt_BR
dc.contributor.referee1Lunardelli, Rosane Suely Alvares-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5405-072Xpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6305738943036308pt_BR
dc.contributor.referee2Albuquerque, Maria Elizabeth Baltar Carneiro de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-4934-5918pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9310201739348129pt_BR
dc.contributor.referee3Albuquerque, Ana Cristina de-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-3506-0479pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4752632781155101pt_BR
dc.contributor.referee4Santos, Raimunda Fernanda-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-7750-3269pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6543436156553138pt_BR
dc.contributor.referee5Moraes, Marcos Antonio de-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0001-8308-8148pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/9041863583431544pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUELpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
dc.subject.capesCiência da Informaçãopt_BR
Aparece nas coleções:PCS - Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
representacaotematicaliteraturacordel.pdf2,29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.