Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35555
Título: Alfabetização de alunos autistas: uma análise sob a ótica do processo ensino aprendizagem
Título(s) alternativo(s): Literacy autistic students: na analysis from the perspective of the teaching learning process
Autor(es): Macedo, Silvana Aparecida Ribeiro Candido De
Orientador(es): Lima, Ivone Teresinha Carletto
Palavras-chave: Alfabetização
Autismo
Inclusão escolar
Literacy
Austism
Mainstreaming in education
Data do documento: 1-Mar-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: MACEDO, Silvana Aparecida Ribeiro Candido de. Alfabetização de alunos autistas: uma análise sob a ótica do processo ensino aprendizagem. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2023.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso aborda a alfabetização de crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista), expondo sua importância e principalmente como ela é feita e quais métodos de aprendizagem são utilizados. Sendo assim, teve como objetivo verificar e avaliar as formas de aplicação desses métodos nos alunos autistas. Os procedimentos metodológicos utilizados caracterizam uma pesquisa bibliográfica exploratória, pois obteve fundamentação na literatura embasada nos autores como Bastos, Nascimento, Sanches, Cavaco, e outros que escreveram sobre os métodos de alfabetização que proporcionam ao aluno autista a capacidade de desenvolver habilidades próprias. Através desta pesquisa pode-se observar que em sala de aula é possível inserir os métodos do processo alfabetizador dos alunos autistas, para assim diagnosticar, avaliar, elaborar melhores estratégias de trabalho que os auxiliem no seu desenvolvimento pessoal e posteriormente na evolução da aprendizagem. Observou-se que o método de alfabetização tem um papel relevante no avanço do desenvolvimento do aluno autista.
Abstract: This course completion work addresses literacy training for children with ASD (Autism Spectrum Disorder), explaining its importance and mainly how it is done and what learning methods are used. Therefore, the objective was to verify and evaluate the ways of applying these methods to autistic students. The methodological procedures used characterize an exploratory bibliographical research, as it was based on literature based on authors such as Miotto, Nascimento, Cavaco, sanches, and others who wrote about literacy methods that provide autistic students with the ability to develop their own skills. Through this research it can be observed that in the classroom it is possible to insert the methods of the literacy process for autistic students, in order to diagnose, evaluate, and develop better work strategies that help them in their personal development and later in the evolution of speech. It was observed that the literacy method has a relevant role in advancing the development of autistic students.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35555
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
alfabetizacaodealunosautistas.pdf162,36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons