Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35552
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Joanita da Frota Alves de-
dc.date.accessioned2024-11-29T19:03:34Z-
dc.date.available2024-11-29T19:03:34Z-
dc.date.issued2024-11-14-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Joanita da Frota Alves de. Correção dialógica de textos escolares: diretrizes para a prática docente. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35552-
dc.descriptionAcompanha produto educacional "Caderno didático para formação continuada de professores: a correção dialógica como estratégia impulsionadora da revisão textual nos anos iniciais do ensino fundamental"pt_BR
dc.description.abstractIn this work, I discuss the types of textual correction, with an emphasis on dialogical correction intertwined with the work with text production in the procedural approach, so that from the initial years of Basic Education, competent students in writing are trained. To this end, I have as a guiding question: How to develop a theoretical methodological teaching support in the format of an educational product to train teachers in the first grades of Elementary School in the activity of correcting students' texts, in order to guide and encourage textual re-elaborations? To this end, I outlined the following specific objectives: to explain the main theoretical and methodological assumptions on which the study is based; present the educational product prepared on types of textual correction, with an emphasis on dialogic correction; report the process of applying this product in 2024 with a group of teachers from the first grades of Elementary School, from a private school in the city of Londrina; carry out a critical analysis of the results of this application and verify whether the subjects participating in the research demonstrate a willingness to use dialogical correction in the students' texts based on the training they have had. To prepare this research, I used theoretical foundations of Text Linguistics, such as the socio-interactional conception of language, text teaching at school in the procedural approach, textual genre, discursive domain, textual type and types of correction of the student's text. As a methodology, I applied field research, developed in two face-to-face meetings with eight Elementary School - Early Years teachers from a private school in Londrina, Paraná, in January 2024. In this sense, I developed and applied the educational product whose title was “Didactic notebook for continuing teacher training: dialogical correction as a strategy to promote textual revision in the early years of elementary school”. In these continuing education meetings, we discussed the types of correction with examples of correction in the students' texts and, at the end of each meeting, I presented questions for the participants to answer. I proceeded with a qualitative analysis of the responses and the results showed that the participants understood the proposal well and 100% demonstrated interest in carrying out dialogic correction in the students' texts, which shows that the specific objectives were achieved.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.ptpt_BR
dc.subjectTextospt_BR
dc.subjectEscrita - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectTextspt_BR
dc.subjectWriting - Study and teachingpt_BR
dc.subjectPortuguese language - Study and teachingpt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.titleCorreção dialógica de textos escolares: diretrizes para a prática docentept_BR
dc.title.alternativeDialogical correction of school texts: guidelines for teaching practicept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, discuto os tipos de correção textual, com ênfase na correção dialógica entrelaçada ao trabalho com a produção de texto na abordagem processual, para que desde os anos iniciais da Educação Básica sejam formados alunos competentes em escrita. Para isso, trago como questão norteadora: Como elaborar um suporte didático teórico-metodológico no formato de um produto educacional para capacitar professores das primeiras séries do Ensino Fundamental na atividade de correção dos textos dos alunos, de modo a nortear e incentivar as reelaborações textuais? Para isso, tracei como objetivos específicos: explicitar os principais pressupostos teóricos e metodológicos em que o estudo se apoia; apresentar o produto educacional elaborado sobre tipos de correção textual, com ênfase na correção dialógica; relatar o processo de aplicação deste produto em 2024 junto a um grupo de professores das primeiras séries do Ensino Fundamental, de uma escola particular da cidade de Londrina; proceder à análise crítica dos resultados dessa aplicação e verificar se os sujeitos participantes da pesquisa demonstram disposição para usar a correção dialógica nos textos dos alunos a partir da formação que tiveram. Para elaboração desta pesquisa, utilizei fundamentos teóricos da Linguística Textual, como concepção sociointeracional de linguagem, ensino do texto na escola na abordagem processual, gênero textual, domínio discursivo, tipo textual e tipos de correção do texto do aluno. Como metodologia, apliquei a pesquisa de campo, desenvolvida em dois encontros presenciais com oito professoras do Ensino Fundamental - Anos Iniciais de um colégio particular em Londrina, Paraná, em janeiro de 2024. Nesse sentido, elaborei e apliquei o produto educacional cujo título foi “Caderno Didático para formação continuada de professores: a correção dialógica como estratégia impulsionadora da revisão textual nos anos iniciais do Ensino Fundamental”. Nesses encontros de formação continuada, discutimos os tipos de correção com exemplos de correção em textos de alunos e, ao final de cada encontro, apresentei questões para serem respondidas pelos participantes. Procedi com a análise qualitativa das respostas e os resultados evidenciaram que as participantes compreenderam bem a proposta e 100% demonstraram interesse em realizar a correção dialógica nos textos dos alunos, o que mostra que os objetivos específicos foram alcançados.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0009-0001-0417-4863pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0231943172793982pt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Givan Jose Ferreira dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8879315784200835pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Givan Jose Ferreira dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8879315784200835pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Alessandra Dutra-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6750951618583167pt_BR
dc.contributor.referee3Cordeiro, Isabel Cristina-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9893461756658986pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Naturezapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
correcaotextodiretrizes.pdf4,93 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
correcaotextodiretrizes_produto.pdf1,88 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons