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Título: Plano de ação educacional para implantação de sistema de gestão em uma IFES
Título(s) alternativo(s): Educational action plan for the implementation of a management system in an IFES
Autor(es): Zanette, Ney Carlos
Orientador(es): Brun, Sergio Adelar
Palavras-chave: Contabilidade
Planejamento patrimonial
Propriedade pública
Universidades e faculdades públicas
Accounting
Estate planning
Government property
Public universities and colleges
Data do documento: 23-Out-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ZANETTE, Ney Carlos. Plano de ação educacional para implantação de sistema de gestão em uma IFES. 2024. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2024.
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo central apresentar um plano de ação educacional com medidas práticas para implantação e execução do Sistema Integrado de Administração de Serviços (SIADS) na UTFPR - Câmpus Medianeira, visando uma gestão patrimonial eficiente. A pesquisa adota uma abordagem de estudo de caso comparativo com uma perspectiva qualitativa entre o Sistema Corporativo Integrado (SCI), utilizado pela UTFPR, e o SIADS, desenvolvido pelo Governo Federal. Inicialmente, são apresentados as características e o histórico do Sistema SCI da UTFPR, que inclui o módulo de Patrimônio SIPAT. Esse sistema desempenha um papel fundamental na gestão de ativos da universidade, permitindo o controle de bens patrimoniais móveis, geração de termos de responsabilidade, inventário de bens, entre outras funcionalidades. Em seguida, a pesquisa se concentra na análise do SIADS a ser implementado na Administração Pública Federal. Através dessas análises, são identificadas as principais características e funcionalidades do SIADS, bem como as mudanças em relação ao SCI. Para tanto, a coleta de dados envolveu pesquisa bibliográfica e documental, incluindo documentos disponibilizados pela Secretaria do Tesouro Nacional, responsável pelo SIADS, e documentos internos da UTFPR. Isso permitiu identificar desafios relacionados à gestão patrimonial, tanto no âmbito da universidade quanto na transição para o SIADS. Os resultados desta pesquisa revelam obstáculos na gestão patrimonial e propõem soluções como a migração de dados, capacitação de servidores, realização de inventário completo e a designação de responsáveis por diferentes setores patrimoniais. Essas medidas culminam em um Plano de Ação Educacional para a implantação do Sistema Integrado de Administração de Serviços (SIADS) na UTFPR - Câmpus Medianeira, contribuindo para uma administração pública eficiente e transparente. Este estudo apresenta resultados de grande relevância à comunidade acadêmica, gestores públicos e órgãos de controle. Ele oferece uma compreensão mais profunda sobre a gestão patrimonial e os desafios inerentes à adoção de novos sistemas de informação na administração pública, contribuindo, assim, para o aprimoramento das práticas de gestão e o avanço do setor público.
Abstract: The main objective of this dissertation is to present an educational action plan with practical steps for the implementation and execution of the Integrated Service Administration System (SIADS) at UTFPR - Campus Medianeira, aiming for efficient asset management. The research adopts a comparative case study approach with a qualitative perspective between the Integrated Corporate System (SCI), used by UTFPR, and SIADS, developed by the Federal Government. Initially, we present the characteristics and history of the UTFPR SCI System, which include the SIPAT Heritage module. This system has a fundamental role in the management of the university assets, allowing the control of movable assets, generation of terms of responsibility, inventory of assets, among other features. Next, the research focuses on the analysis of the SIADS to be implemented in the Federal Public Administration. Through these analyzes, the main characteristics and functionalities of the SIADS are identified, as well as the changes in relation to the SCI. Data collection involved bibliographic and documentary research, including documents made available by the National Treasury Secretariat, responsible for SIADS, and internal UTFPR documents. This made it possible to identify challenges related to asset management, both within the university and in the transition to SIADS. The results of this research show obstacles in asset management and propose solutions such as data migration, workers training, carrying out a complete inventory and designating people responsible for different asset sectors. These steps culminate in an Educational Action Plan for the implementation of the Integrated Service Administration System (SIADS) at UTFPR - Campus Medianeira, contributing to efficient and transparent public administration. This study shows great relevance results to the academic community, public managers and control bodies. It offers a deeper understanding of asset management and the challenges inherent in adopting new information systems in public administration, thus contributing to the improvement of management practices and the advancement of the public sector.
Descrição: Acompanha produção técnica: Plano de ação educacional para implantação de sistema de gestão em uma IFES
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35547
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