Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35546
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAndreato, Claudio Alexandre-
dc.date.accessioned2024-11-28T23:39:34Z-
dc.date.available2024-11-28T23:39:34Z-
dc.date.issued2024-08-05-
dc.identifier.citationANDREATO, Claudio Alexandre. A experiência estética na redução da violência baseada em gênero na escola (SRGBV): discurso e poder simbólico na educação. 2024. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35546-
dc.description.abstractThis dissertation aims to analyze the symbolic dimensions surrounding the hegemony that permeates school-related gender-based violence (SRGBV), seeking perspectives that facilitate the reduction of this form of control and domination of individuals through aesthetic experience. A philosophical and sociological approach is adopted throughout the study, considering various authors and their readings of society, which in this work align coherently. The theoretical framework primarily draws from Foucault and Butler to contemplate discursive factors regarding gender and sexuality issues; Bourdieu for understanding the symbolic aspects concerning this type of violence; and Freire to examine the structure of the educational system and means for its transformation, alongside revisiting these authors in relevant discussions and introducing complementary perspectives. Furthermore, interpretative and discursive analyses of artistic productions will be integrated into the research to illustrate the discussed concepts. Subsequently, by utilizing authors from aesthetic theory such as Jacques Rancière, Herbert Marcuse, and Michèle Petit, regard the possibilities of reducing this violence through aesthetic experience.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectViolência - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectViolência contra minorias sexuaispt_BR
dc.subjectEducação - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectIdentidade de gênero na educaçãopt_BR
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.subjectViolence - Social aspectspt_BR
dc.subjectSexual minorities - Violence againstpt_BR
dc.subjectEducation - Social aspectspt_BR
dc.subjectDiscourse analysispt_BR
dc.subjectGender identity in educationpt_BR
dc.subjectAestheticspt_BR
dc.titleA experiência estética na redução da violência baseada em gênero na escola (SRGBV): discurso e poder simbólico na educaçãopt_BR
dc.title.alternativeThe aesthetic experience in reducing gender-based violence (SRGBV): discourse and symbolic power in educationpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação objetiva a análise das dimensões simbólicas em torno da hegemonia que permeia a violência baseada em gênero relacionada à escola (SRGBV), visando perspectivas que propiciem a redução dessa forma de controle e dominação dos sujeitos através da experiência estética. Para tanto, adota-se uma abordagem filosófica e sociológica ao longo de todo o estudo, tendo em consideração diferentes autores e suas leituras da sociedade que, no presente trabalho, se apresentam consoantes. Assim, a sustentação teórica será construída, principalmente, através de Foucault e Butler, para se pensarem os fatores discursivos acerca das questões de gênero e sexualidade; Bourdieu, em vista da compreensão do simbólico no que se refere a esse tipo de violência; e Freire, no intento de examinar a estrutura do sistema educacional e os meios de sua transformação; além da retomada desses autores em outras discussões pertinentes e outros autores que serão introduzidos de modo complementar. Além disso, serão incorporadas à pesquisa análises interpretativas e discursivas de produções artísticas em demonstração dos conceitos discutidos. Em seguida, através de autores da teoria estética como Jacques Rancière, Herbert Marcuse e Michèle Petit, serão ponderadas as possibilidades de redução dessa violência por interferência da experiência estética.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0009-0004-0365-4090pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4140063630467891pt_BR
dc.contributor.advisor1Cantarin, Márcio Matiassi-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8622-9345pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8396759751370138pt_BR
dc.contributor.referee1Sales, Cristiano de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3719-6663pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8372496598169395pt_BR
dc.contributor.referee2Casagrande, Lindamir Salete-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-8233-229Xpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0187104361289192pt_BR
dc.contributor.referee3Cantarin, Márcio Matiassi-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-8622-9345pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8396759751370138pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Linguagenspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.subject.capesLetraspt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
experienciaesteticapodereducacao.pdf1,33 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons