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Título: A experiência estética na redução da violência baseada em gênero na escola (SRGBV): discurso e poder simbólico na educação
Título(s) alternativo(s): The aesthetic experience in reducing gender-based violence (SRGBV): discourse and symbolic power in education
Autor(es): Andreato, Claudio Alexandre
Orientador(es): Cantarin, Márcio Matiassi
Palavras-chave: Violência - Aspectos sociais
Violência contra minorias sexuais
Educação - Aspectos sociais
Análise do discurso
Identidade de gênero na educação
Estética
Violence - Social aspects
Sexual minorities - Violence against
Education - Social aspects
Discourse analysis
Gender identity in education
Aesthetics
Data do documento: 5-Ago-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ANDREATO, Claudio Alexandre. A experiência estética na redução da violência baseada em gênero na escola (SRGBV): discurso e poder simbólico na educação. 2024. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2024.
Resumo: Esta dissertação objetiva a análise das dimensões simbólicas em torno da hegemonia que permeia a violência baseada em gênero relacionada à escola (SRGBV), visando perspectivas que propiciem a redução dessa forma de controle e dominação dos sujeitos através da experiência estética. Para tanto, adota-se uma abordagem filosófica e sociológica ao longo de todo o estudo, tendo em consideração diferentes autores e suas leituras da sociedade que, no presente trabalho, se apresentam consoantes. Assim, a sustentação teórica será construída, principalmente, através de Foucault e Butler, para se pensarem os fatores discursivos acerca das questões de gênero e sexualidade; Bourdieu, em vista da compreensão do simbólico no que se refere a esse tipo de violência; e Freire, no intento de examinar a estrutura do sistema educacional e os meios de sua transformação; além da retomada desses autores em outras discussões pertinentes e outros autores que serão introduzidos de modo complementar. Além disso, serão incorporadas à pesquisa análises interpretativas e discursivas de produções artísticas em demonstração dos conceitos discutidos. Em seguida, através de autores da teoria estética como Jacques Rancière, Herbert Marcuse e Michèle Petit, serão ponderadas as possibilidades de redução dessa violência por interferência da experiência estética.
Abstract: This dissertation aims to analyze the symbolic dimensions surrounding the hegemony that permeates school-related gender-based violence (SRGBV), seeking perspectives that facilitate the reduction of this form of control and domination of individuals through aesthetic experience. A philosophical and sociological approach is adopted throughout the study, considering various authors and their readings of society, which in this work align coherently. The theoretical framework primarily draws from Foucault and Butler to contemplate discursive factors regarding gender and sexuality issues; Bourdieu for understanding the symbolic aspects concerning this type of violence; and Freire to examine the structure of the educational system and means for its transformation, alongside revisiting these authors in relevant discussions and introducing complementary perspectives. Furthermore, interpretative and discursive analyses of artistic productions will be integrated into the research to illustrate the discussed concepts. Subsequently, by utilizing authors from aesthetic theory such as Jacques Rancière, Herbert Marcuse, and Michèle Petit, regard the possibilities of reducing this violence through aesthetic experience.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35546
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