Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35545
Título: Ambiente web colaborativo de catalogação de softwares educacionais
Título(s) alternativo(s): Collaborative web environment for software cataloging
Autor(es): Copini, Jeferson Renan Valendorff
Orientador(es): Oliveira, Wellton Costa de
Palavras-chave: Catálogos
Software educacional
Plataforma (Computação)
Tecnologia educacional
Catalogs
Computing platforms
Educational technology
Data do documento: 25-Jun-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Francisco Beltrao
Citação: COPINI, Jeferson Renan Valendorff. Ambiente web colaborativo de catalogação de softwares educacionais. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2024.
Resumo: Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um catálogo colaborativo de softwares educacionais públicos, visando facilitar o acesso e a utilização de recursos tecnológicos em ambientes educacionais. A justificativa para a criação deste catálogo reside na necessidade crescente de integrar tecnologias educacionais no processo de ensino-aprendizagem, promovendo a inclusão digital e a melhoria da qualidade educacional. O principal objetivo é criar uma plataforma online onde educadores, alunos e desenvolvedores possam encontrar e compartilhar softwares educacionais gratuitos, contribuindo para a disseminação de práticas inovadoras e eficazes no ensino. A metodologia adotada envolve a coleta e análise de dados sobre softwares educacionais disponíveis na web, a implementação de um sistema de submissão e revisão de contribuições pela comunidade, e a organização dessas informações em um catálogo acessível e intuitivo. Os resultados esperados incluem um banco de dados robusto e atualizado de softwares educacionais, com descrições detalhadas, avaliações e recomendações de uso, facilitando a escolha e a adoção desses recursos por parte de educadores e instituições. A conclusão destaca a importância do catálogo como uma ferramenta de apoio ao ensino, incentivando a colaboração entre usuários e contribuindo para a melhoria contínua dos recursos educacionais disponíveis. A iniciativa também promove a democratização do acesso a tecnologias educacionais, fortalecendo o processo de ensino-aprendizagem
Abstract: This work presents the development of a collaborative catalog of public educational software, aiming to facilitate access to and use of technological resources in educational environments. The justification for creating this catalog lies in the growing need to integrate educational technologies into the teaching-learning process, promoting digital inclusion and improving educational quality. The main objective is to create an online platform where educators, students, and developers can find and share free educational software, contributing to the dissemination of innovative and effective teaching practices. The adopted methodology involves collecting and analyzing data on educational software available on the web, implementing a system for community submission and review of contributions, and organizing this information into an accessible and intuitive catalog. The expected results include a robust and updated database of educational software, with detailed descriptions, evaluations, and usage recommendations, facilitating the choice and adoption of these resources by educators and institutions. The conclusion highlights the importance of the catalog as a teaching support tool, encouraging collaboration among users and contributing to the continuous improvement of available educational resources. The initiative also promotes the democratization of access to educational technologies, strengthening the teaching-learning process.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35545
Aparece nas coleções:FB - Licenciatura em Informática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
catalogacaosoftwareseducacionais_resumo.pdf66,46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.