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dc.creatorAlmeida, Jenifer Pereira de-
dc.date.accessioned2024-11-25T17:57:07Z-
dc.date.available2024-11-25T17:57:07Z-
dc.date.issued2024-08-19-
dc.identifier.citationALMEIDA, Jenifer Pereira de. Levantamento bibliográfico de publicações sobre atropelamento da fauna em rodovias brasileiras. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Gestão Ambiental) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35530-
dc.description.abstractAccess roads are fundamental for economic development and vehicle transport; however, they also cause negative impacts, such as fragmenting the landscape and altering the natural habitat. Furthermore, the flow of vehicles can result in wildlife being run over, posing a threat to the conservation of species in different biomes. Therefore, the objective of this study was to carry out a bibliographical survey of scientific articles on the running over of wildlife on highways in Brazil. To this end, articles were consulted on three search portals: Scielo, Scopus and Web of Science, using nine keywords in Portuguese and English. Various aspects of the publications' bibliometric data were analyzed, including the year of publication, the journal, the impact factor, the number of citations and the coverage of the journals. Aspects related to the content of the articles were also examined, such as the taxonomic category and quantification of individuals run over, the level of threat of extinction of the affected groups, the highways and the state of being run over, as well as the proximity of the places of being run over in relation to the conservation units. After the search and preliminary reading, 13 articles on pedestrian accidents were selected, published between 2006 and 2023, 85% of which were in international journals. In the selected articles, roadkills were studied on 23 highways, with 4,240 animals being run over. Roadkills predominated in the South and Southeast regions of Brazil, with the mammalia class responsible for 45% of cases, amphiabia (20%), reptilia (16%) and birds (11%). Among these, 33 species presented some level of threat of extinction, a more serious problem for animals with a large habitat area and low reproductive rates. It is concluded that the scarcity of studies on fauna being run over highlights the need to expand knowledge in the area to develop more effective strategies for mitigating and preserving wildlife.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectAnimais silvestrespt_BR
dc.subjectEcologiapt_BR
dc.subjectEstradas - Medidas de segurançapt_BR
dc.subjectMonitorização ambientalpt_BR
dc.subjectForest animalspt_BR
dc.subjectEcologypt_BR
dc.subjectRoads - Safety measurespt_BR
dc.subjectEnvironmental monitoringpt_BR
dc.titleLevantamento bibliográfico de publicações sobre atropelamento da fauna em rodovias brasileiraspt_BR
dc.title.alternativeBibliographical survey of publications on fauna running on brazilian highwayspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoAs vias de acesso são fundamentais para o desenvolvimento econômico e o transporte de veículos; contudo, também provocam impactos negativos, como a fragmentação da paisagem e a alteração do habitat natural. Além disso, o fluxo de veículos pode resultar no atropelamento de fauna silvestre, constituindo uma ameaça à conservação das espécies em diversos biomas. Diante disso, o objetivo deste estudo foi realizar um levantamento bibliográfico de artigos científicos sobre o atropelamento de fauna silvestre em rodovias no Brasil. Para tanto, foram consultados artigos em três portais de busca: Scielo, Scopus e Web of Science, utilizando nove palavras-chave em português e inglês. Diversos aspectos dos dados bibliométricos das publicações foram analisados, incluindo o ano de publicação, o periódico, o fator de impacto, o número de citações e a abrangência dos periódicos. Também foram examinados aspectos relacionados ao conteúdo dos artigos, como a categoria taxonômica e a quantificação dos indivíduos atropelados, o nível de ameaça de extinção dos grupos afetados, as rodovias e o estado de atropelamento, bem como a proximidade dos locais de atropelamento em relação às unidades de conservação. Após a busca e uma leitura preliminar, foram selecionados 13 artigos sobre atropelamento, publicados entre os anos de 2006 e 2023, sendo 85% em periódicos internacionais. Nos artigos selecionados, foram estudados atropelamentos em 23 rodovias, com o registro de 4.240 animais atropelados. Os atropelamentos predominaram nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, sendo a clase mammalia responsáveis por 45% dos casos, os amphiabia representaram (20%), reptilia (16%) e as aves (11%). Dentre esses, 33 espécies apresentaram algum nível de ameaça de extinção, um problema mais grave para animais com ampla área de habitat e baixas taxas reprodutivas. Conclui – se que a escassez de estudos sobre atropelamento de fauna destaca a necessidade de ampliar o conhecimento na área para desenvolver estratégias mais eficazes de mitigação e preservação da vida selvagem.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Rohde, Cristhiane-
dc.contributor.advisor-co1Sabbi, Larissa De Bortolli Chiamolera-
dc.contributor.referee1Rohde, Cristhiane-
dc.contributor.referee2Sabbi, Larissa De Bortolli Chiamolera-
dc.contributor.referee3Zanini, Agostinho-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programTecnologia em Gestão Ambientalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIApt_BR
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