Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35523
Título: Análise das variáveis que possam interferir na medição do teste de resistência ao rolamento em um laboratório de ensaios de pneus automotivos
Título(s) alternativo(s): Analyze the variables that may interfere with the rolling resistance test measurement in an automotive tire testing laboratory
Autor(es): Ganzer, Maicon Luis
Orientador(es): Mariano, Carlos Henrique
Palavras-chave: Pneus - Testes
Produção enxuta
Six sigma (padrão de controle de qualidade)
Tires - Testing
Lean Manufacturing
Six sigma (Quality control standard)
Data do documento: 31-Jul-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: GANZER, Maicon Luis. Análise das variáveis que possam interferir na medição do teste de resistência ao rolamento em um laboratório de ensaios de pneus automotivos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Lean Six Sigma - Certificação Black Belt) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2024.
Resumo: O trabalho apresenta uma aplicação das ferramentas e conceitos do Lean Six Sigma para melhorar os resultados de teste em um laboratório em uma fábrica de pneus. A aplicação é em razão ao aumento da reprovação no teste de Resistência ao Rolamento e consequentemente o aumento no número de reteste e no custo. O objetivo é reduzir as variáveis que interferem na medição e garantir a assertividade dos resultados. Para se chegar neste objetivo, foi aplicado a metodologia DMAIC (Definir, Medir, Analisar, Melhorar e Controlar), onde foi possível identificar que o excesso de material na banda de rodagem e as rodas tortas foram as duas principais causas do aumento da reprovação. Com isso, foi proposto melhorias para reduzir seus impactos. Como resultado, o projeto obteve uma redução de 58% no número de reprovação, superando a expectativa inicial de redução de 50% e com isso a diminuição na quantidade de reteste e no custo. Além disso, com os resultados mais assertivos do teste de Resistência ao Rolamento, pode-se avaliar outras variáveis que tem impacto, como as variáveis de produção e as do projeto de produto.
Abstract: The work presents an application of Lean Six Sigma tools and concepts to improve test results in a laboratory at a tire factory. The application is due to the increase in failure in the Rolling Resistance test and consequently the increase in the number of retests and the cost. The objective is to reduce the variables that interfere with the measurement and ensure the assertiveness of the results. To achieve this objective, the DMAIC (Define, Measure, Analyze, Improve and Control) methodology was applied, where it was possible to identify that excess material on the tread and crooked wheels were the two main causes of the increase in failure rates. As a result, improvements were proposed to reduce its impacts. As a result, the project achieved a 58% reduction in the number of failures, exceeding the initial expectation of a 50% reduction and thus reducing the number of retests and costs. Furthermore, with the more assertive results of the Rolling Resistance test, it is possible to evaluate other variables that have an impact, such as production variables and product design variables.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35523
Aparece nas coleções:CT - Lean Six Sigma - Certificação Black Belt

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_LSSBB_IV_2022_18.pdf1,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.