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dc.creatorPaulena, Leonardo José-
dc.date.accessioned2024-11-23T14:53:32Z-
dc.date.available2024-11-23T14:53:32Z-
dc.date.issued2024-07-31-
dc.identifier.citationPAULENA, Leonardo José. Aplicação das ferramentas de melhoria Lean Six Sigma em um processo de concorrência para a contratação de serviços de transportes rodoviários de produtos acabados. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Lean Six Sigma - Certificação Black Belt) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35521-
dc.description.abstractThis study presents the application of Lean Six Sigma improvement tools in a Request for Quotation (RFQ) process for contracting road transportation services. The study was carried out at a multinational vehicle manufacturing company, in the Purchasing Logistics area. It involved contracting transportation services for trucks, buses and construction machinery for export to Latin American countries, domestic distribution and distribution to ports. The problem identified was the lack of standardization of the process for tenders carried out without a system, resulting in inefficiencies, errors and excessive use of resources in some stages. To solve this problem, different improvement tools were considered, and Lean Six Sigma tools were chosen, such as PDCA, Pareto Chart, 5W2H and Ishikawa, due to their utility in complex, high-impact processes. The objective of applying these tools was to standardize and optimize the stages of the bidding process, making it easier to start future bids and increasing the efficiency and accuracy of decision-making. The results include the creation of a quotation model that facilitates data consolidation and analysis, the unification of standard operating procedures (SOP) and the creation of automation for the analysis and visualization phase. The improvements implemented have resulted in a more productive and accurate process, significantly reducing the time and resources needed to carry out tenders. The application of the improvement tools in the evaluation stage resulted in a reduction of approximately 15% (50 hours) of the total resources initially allocated to the project.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectTransporte rodoviário - Custo operacionalpt_BR
dc.subjectConcorrênciapt_BR
dc.subjectSix sigma (Padrão de controle de qualidade)pt_BR
dc.subjectTransportation, Automotive Cost of operationpt_BR
dc.subjectContinuous improvement processpt_BR
dc.subjectCompetitionpt_BR
dc.subjectSix sigma (Quality control standard)pt_BR
dc.titleAplicação das ferramentas de melhoria Lean Six Sigma em um processo de concorrência para a contratação de serviços de transportes rodoviários de produtos acabadospt_BR
dc.title.alternativeApplication of Lean Six Sigma improvement tools in a tendering process for the contracting of road transportation services for finished productspt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta a aplicação das ferramentas de melhoria do Lean Six Sigma em um processo de concorrência (do inglês Request for Quotation – RFQ) para a contratação de serviços de transportes rodoviários. O estudo foi realizado em uma empresa multinacional, fabricante de veículos, na área de Compras Logísticas, envolvendo a contratação de serviços de transporte de caminhões, ônibus e máquinas de construção para exportação para países da América Latina, distribuição doméstica nacional e distribuição para portos. O problema identificado foi a falta de padronização de processo para concorrências realizadas sem o auxílio de um sistema, resultando em ineficiências, erros e uso excessivo de recursos em algumas etapas. Para solucionar este problema, foram consideradas diversas ferramentas de melhorias e foram escolhidas as ferramentas do Lean Six Sigma, como PDCA, Diagrama de Pareto, 5W2H e Ishikawa, devido à sua utilidade em processos complexos e de grande impacto. Com a aplicação dessas ferramentas, pôde-se padronizar e otimizar as etapas do processo de concorrência, facilitando o início de futuras concorrências e aumentando a eficiência e precisão na tomada de decisão. Os resultados obtidos incluem a criação de um template de cotação que facilita a consolidação e análise dos dados, a unificação dos procedimentos operacionais (SOP) e a criação de uma automação para a fase de análise e visualização dos resultados. As melhorias implementadas resultaram em um processo mais produtivo e preciso, reduzindo significativamente o tempo e os recursos necessários para conduzir as concorrências. A aplicação das ferramentas de melhoria na etapa de avaliação resultou em uma redução de aproximadamente 15% (50 horas) do total de recursos inicialmente alocados para o projeto.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Mariano, Carlos Henrique-
dc.contributor.referee1Mariano, Carlos Henrique-
dc.contributor.referee2Rigoni, Emerson-
dc.contributor.referee3Rodrigues, Marcelo-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização Em Lean Six Sigma - Certificação Black Beltpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
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