Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35520
Título: | Otimização da mensuração da expedição rodoviária: uma abordagem Lean |
Título(s) alternativo(s): | Optimizing road freight measurement: a Lean approach |
Autor(es): | Jardim, Kelly Andre |
Orientador(es): | Mariano, Carlos Henrique |
Palavras-chave: | Eficiência industrial Produtividade industrial Fretes - Custos Manuseio e transporte de materiais Six sigma (Padrão de controle de qualidade) Efficiency, Industrial Industrial productivity Freight and freightage - Costs Materials handling Six sigma (Quality control standard) |
Data do documento: | 31-Jul-2024 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | JARDIM, Kelly Andre. Otimização da mensuração da expedição rodoviária: uma abordagem Lean. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Lean Six Sigma - Certificação Black Belt) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2024 |
Resumo: | O presente trabalho propõe um novo modelo de mensuração da eficácia do carregamento rodoviário, uma vez que o método anteriormente adotado trazia uma distorção, pois desconsiderava a eficiência do processo de entrega em termos de redução do custo de frete por metro cúbico movimentado. A possível solução para o problema seria a reformulação da metodologia de mensuração atualmente adotada e, para tanto foi adotada a metodologia DMAIC e, a partir de um modelo de aprendizado de máquina foi identificado que o principal atributo, que influenciava no tempo de carregamento, era a capacidade do caminhão, pois apresentava uma correção positiva próxima a 1. Assim foi construído modelo de predição com tempo estimado para cada capacidade de caminhão. Após validação do modelo foi estabelecido novo sistema de mensuração que eliminou a distorção inicial, entre a mensuração da eficácia do carregamento e a redução do custo médio de frete uma vez que não penalizava os caminhões de maior capacidade e considerava o controle do processo. |
Abstract: | This study proposes a new model for measuring the efficiency of road loading, as the previously adopted method brought a distortion, since it disregarded the efficiency of the delivery process in terms of reducing the freight cost per cubic meter moved. The possible solution to the problem would be the reformulation of the currently adopted measurement methodology, and for this purpose, the DMAIC methodology was adopted, and from a machine learning model, it was identified that the main attribute influencing loading time was the truck’s capacity, as it showed a positive correction close to 1. Thus, a prediction model was constructed with estimated time for each truck capacity. After validating the model, a new measurement system was established that eliminated the initial distortion between the measurement of loading effectiveness and the reduction of the average freight cost since it did not penalize trucks with greater capacity and considered process control. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35520 |
Aparece nas coleções: | CT - Lean Six Sigma - Certificação Black Belt |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_LSSBB_IV_2022_15.pdf | 898,59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.