Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35503
Título: A Física nos livros didáticos de ciências adotados na rede estadual do Paraná: uma análise dos conteúdos de eletricidade sob a ótica da BNCC
Título(s) alternativo(s): Physics in science textbooks adopted in the state network of Paraná: an analysis of electricity contents from the perspective of the BNCC
Autor(es): Silva, Josiane Carvalho da
Orientador(es): Martins, Alisson Antonio
Palavras-chave: Currículos
Ciência - Estudo e ensino
Livros didáticos
Professores - Formação
Física - Estudo e ensino
Base Nacional Comum Curricular
Education - Curricula
Science - Study and teaching
Textbooks
Teachers, Training of
Physics - Study and teaching
Data do documento: 18-Mar-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SILVA, Josiane Carvalho da. A Física nos livros didáticos de ciências adotados na rede estadual do Paraná: uma análise dos conteúdos de eletricidade sob a ótica da BNCC. 2024. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2024.
Resumo: Na última década, ocorreram intensos debates relativos à revisão do currículo da Educação Básica, culminando na elaboração de um documento que delineia as competências a serem desenvolvidas pelos estudantes ao término de cada etapa de ensino em diversas áreas do conhecimento: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com base nesse referencial, cada estado formulou seu próprio currículo, buscando atender aos preceitos da BNCC, considerando suas particularidades regionais. Em 2020, o novo currículo foi implementado para os nove anos do Ensino Fundamental. Em decorrência disso, para a disciplina de Ciências, observaram-se alterações substanciais no que se refere aos conhecimentos de Física, com uma ampliação significativa tanto nos temas abordados quanto na sua distribuição ao longo dos anos. Apesar das transformações na orientação curricular da Educação Básica, até 2020, não foram implementadas mudanças na formação inicial dos docentes responsáveis pelo ensino da disciplina de Ciências, que, em geral, ainda apresenta deficiências em relação aos conteúdos de Física, frequentemente limitando-se aos tópicos de Cinemática e Dinâmica. Um recurso à disposição dos docentes para apoiá-los em seus estudos e na preparação de aulas é o livro didático, que, alinhado à BNCC, também passou por reformulações em sua organização, conforme evidenciado na edição de 2020 do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Com base no exposto até aqui, este trabalho teve como objetivo geral analisar os conteúdos de Eletricidade apresentados em livros didáticos de Ciências do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental do PNLD 2020 adotados no estado do Paraná, bem como suas potencialidades para atender às competências específicas de Ciências da Natureza para o Ensino Fundamental, tendo como base as habilidades específicas da área propostas pela BNCC. Tais conteúdos foram analisados, de forma qualitativa, segundo critérios que buscaram identificar os aspectos teóricometodológicos, as suas relações com as competências propostas pela BNCC e a estrutura didática da obra. Além disso, a coleção atual foi comparada com a anterior, aprovada no PNLD 2017, antecedente à homologação da BNCC, assim como também foi realizada a análise do documento de orientação curricular anteriormente adotado em comparação com o atual. Percebeu-se que a coleção didática mais recente, do PNLD 2020, apresenta uma quantidade maior de tópicos de Física distribuídos ao longo dos quatro volumes, em comparação com a coleção anterior, que restringia os conteúdos de Física, quase que totalmente, a uma parte do volume do 9º ano, abrangendo diversas áreas da Física. A atual organização dos conteúdos está em consonância com o atual currículo adotado para os referidos anos do Ensino Fundamental.
Abstract: In the last decade, there have been intense debates about revising the basic education curriculum, culminating in the drafting of a document that outlines the competencies to be developed by students at the end of each stage of education in various areas of knowledge: the National Common Core Curriculum (BNCC). Based on this reference, each state formulated its own curriculum, seeking to meet the precepts of the BNCC, considering its regional particularities. In 2020, the new curriculum was implemented for all nine years of elementary school. As a result, there have been substantial changes in the subject of Science with regard to Physics knowledge, with a significant increase in both the topics covered and their distribution over the years. Despite the changes in the basic education curriculum, as of 2020, no changes have been implemented in the initial training of teachers responsible for teaching science, which, in general, still has shortcomings in relation to physics content, often limited to kinematics and dynamics topics. One resource available to teachers to support them in their studies and in preparing lessons is the textbook, which, in line with the BNCC, has also undergone reformulations in its organization, as evidenced in the 2020 edition of the National Textbook and Teaching Material Program (PNLD). Based on what has been said só far, the general objective of this work was to analyze the Electricity content presented in PNLD 2020 Science textbooks for the 6th to 9th grades of elementary school adopted in the state of Paraná, as well as its potential to meet the specific competencies of Nature Sciences for Primary School, based on the specific skills of the area proposed by the BNCC. These contents were qualitatively analyzed according to criteria that sought to identify the theoreticalmethodological aspects, their relationship with the competences proposed by the BNCC and the didactic structure of the work. In addition, the current collection was compared with the previous one, approved in the 2017 PNLD, prior to the approval of the BNCC, and the curriculum guidance document previously adopted was also analyzed in comparison with the current one. It was noticed that the most recent teaching collection, from the PNLD 2020, has a greater number of Physics topics distributed throughout the four volumes, compared to the previous collection, which restricted Physics content almost entirely to part of the 9th grade volume, covering various areas of Physics. The current organization of content is in line with the current curriculum adopted for these years of elementary school.
Descrição: Acompanha: Física para docentes do ensino fundamental
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35503
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
fisicalivroscienciasbncc.pdf1,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
fisicalivroscienciasbncc_produto.pdf12,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons