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Título: Associação entre o nível socioeconômico da escola e a aptidão física relacionada à saúde de crianças e adolescentes
Título(s) alternativo(s): Association between the socioeconomic level of the school and physical fitness health-related of children and adolescents
Autor(es): Bortolaci, Edson
Orientador(es): Rodriguez Añez, Ciro Romelio
Palavras-chave: Aptidão física em crianças
Aptidão física em jovens
Exercícios físicos
Escolas - Aspectos sociais
Escolas - Aspectos econômicos
Physical fitness for children
Physical fitness for youth
Exercise
Schools - Social aspects
Schools - Economic aspects
Data do documento: 16-Set-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BORTOLACI, Edson. Associação entre o nível socioeconômico da escola e a aptidão física relacionada à saúde de crianças e adolescentes. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2024.
Resumo: Os níveis de atividade e aptidão física de crianças e de adolescentes têm diminuído no Brasil e no mundo apesar dos esforços para a promoção destes importantes atributos para a saúde. Isso preocupa os profissionais da área da saúde pelos riscos que isso representa para a saúde atual e futura. O objetivo deste estudo foi testar a associação entre o nível socioeconômico da escola com a aptidão física relacionada à saúde de crianças e adolescentes. Trata-se de um estudo de associação com delineamento transversal em que o participaram 654 estudantes de duas escolas estaduais do ensino fundamental 2 selecionadas de maneira intencional pela localização e nível socioeconômico de uma cidade de médio porte do Sul do Brasil. O nível socioeconômico foi levantado pelo INSE do SAEB (2021) e a aptidão física avaliada utilizando testes sugeridos pelo PROESP-BR (2021). Os resultados são categorizados em adequado e não adequado para a saúde de acordo com os critérios do PROESP-BR por sexo e idade. O teste do X2 para proporções foi utilizado para testar as possíveis associações entre as escolas (p<0,05). A idade dos escolares (do 6º ao 9º ano) variou entre 10 e 15 anos (10 anos 15,6%, 11 anos 26,5%, 12 anos 22,2%, 13 anos 20,9%, 14 anos 10,9% e 15 anos 4%). O IMC classificou 73,1% dos meninos e 72,7% das meninas como adequado para a saúde. Valores semelhantes foram observados para a relação cintura estatura (RCE) e a resistência muscular localizada (RML). Observou-se uma elevada proporção de escolares que atendem aos critérios para a saúde exceto para a aptidão cardiorrespiratória avaliada pelo teste de caminhada/corrida de 6 minutos em que apenas 11,6% dos meninos e 15,4% das meninas classificam como estando na zona adequada para a saúde. Neste estudo a diferença entre o nível socioeconômico das escolas não apontou para diferenças na classificação dos escolares. O reduzido número da amostra e pouca diferença no NSE podem não ter sido suficientes para detectar eventuais diferenças. Os resultados dos testes não detectaram diferenças significantes entre as escolas.
Abstract: The levels of physical activity and fitness of children and adolescents have decreased in Brazil and worldwide despite efforts to promote these important health attributes. This concerns health professionals due to its risks to current and future health. The objective of this study was to test the association between the socioeconomic level of the school and the health-related physical fitness of children and adolescents. This is a cross-sectional association study in which 654 students from two state elementary schools 2 participated, intentionally selected by location and socioeconomic level of a medium-sized city in southern Brazil. INSE surveyed the socioeconomic level from SAEB (2021), and physical fitness was assessed using tests suggested by PROESP-BR (2021). The results are categorized as adequate and not adequate for health according to the PROESP-BR criteria by sex and age. The X2 test for proportions was used to test possible associations between schools (p<0.05). The age of the students (6th to 9th grade) ranged from 10 to 15 years (10 years 15.6%, 11 years 26.5%, 12 years 22.2%, 13 years 20.9%, 14 years 10.9% and 15 years 4%). The BMI classified 73.1% of the boys and 72.7% of the girls as adequate for health. Similar values were observed for the waist-to-height ratio (WhtR) and localized muscular resistance (LMR). A high proportion of students who met the criteria for health was observed along tests except for cardiorespiratory fitness assessed by the 6-minute walk/run test in which only 11.6% of the boys and 15.4% of the girls were classified as being in the adequate zone for health. In this study, the difference in the socioeconomic level of the schools did not indicate differences in the classification of the students. The small sample size and slight difference in SES may not have been sufficient to detect possible differences. The test results did not detect significant differences between schools.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35500
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