Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35491
Título: Registros dos números decimais em cadernos escolares do quinto ano: indícios da abordagem deste conteúdo
Título(s) alternativo(s): Records of decimal numbers in fifth-grade school notebooks: indicators of the approach to this content
Autor(es): Santos, Elida Rejane Cruz dos
Orientador(es): Andrade, Vanessa Largo
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Sistema decimal
Matemática (Ensino fundamental)
Mathematics - Study and teaching
Decimal system
Data do documento: 12-Nov-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: SANTOS, Elida Rejane Cruz dos. Registros dos números decimais em cadernos escolares do quinto ano: indícios da abordagem deste conteúdo. 2024. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2024.
Resumo: Este estudo apresenta indícios sobre o ensino dos números decimais nos quintos anos do Ensino Fundamental I, obtidos principalmente por meio dos registros desse conteúdo em cadernos de alunos matriculados em escolas de um município localizado no Noroeste do estado do Paraná no ano de 2023. Esta pesquisa é de cunho qualitativo, e para sua elaboração, estudos teóricos foram realizados bem como a definição do conteúdo a ser investigado tendo como base os descritores da Prova Paraná 2023, primeira edição. Foi coletada uma amostra de cadernos doados por alunos das turmas dos quintos anos selecionadas, de escolas com os três menores e os três maiores índices de acerto na Prova Paraná 2023. Além disso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores destas turmas. O planejamento de aulas do município foi utilizado como apoio, para orientar quanto às aulas e atividades propostas. Como resultados, foram obtidas categorias de análise que evidenciaram a maneira de abordagem do conteúdo. As considerações finais indicaram a importância da passagem gradual do conteúdo de frações para o conteúdo de números decimais e vice-versa; de investir uma carga horária maior para o ensino deste conteúdo, inclusive com atividades que envolvam situações diversificadas para ensinar os diferentes aspectos dos números decimais como o uso da reta real, decomposição das frações decimais, instrumentos de medidas e áreas de regiões em papel quadriculado. Com base nesta investigação, um produto educacional destinado para professores que ensinam matemática foi elaborado com propostas de ensino que possam auxiliar o profissional nas ações de sala de aula no que diz respeito ao ensino gradual do conteúdo de números decimais.
Abstract: This study presents findings about the teaching of decimal numbers in the fifth-grades of Elementary School I, obtained mainly through records of this content in notebooks of students enrolled in schools in a municipality located in the Northwest of the state of Paraná in the year 2023. This research is qualitative nature, and its development, involved theoretical studies as well as definition the content to be investigated, based on the descriptors of the Prova Paraná 2023, first edition. A sample of notebooks was collected from fifith-grades classes in schools with the three lowest and three highest success rates in the Prova Paraná 2023. In addition, semi-structured interviews were conducted with teachers of these classes. The municipality's lesson plan was used as support, to guide the proposed classes and activities. As a result, categories of analysis were obtained that highlighted how the content was approached. The final considerations indicate the importance of gradually transitioning between fractions and decimal numbers and vice versa; investing more instructional time in teaching this content, and incorporating diverse activities to address different aspects of decimal numbers, such as using the number line, decomposing decimal fractions, measuring tools, and working with areas on graph paper. Based on this research, an educational product aimed at teachers who teach mathematics was developed with teaching proposals that can assist them in gradually introducing the teaching of decimal numbers in classroom practices.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35491
Aparece nas coleções:TD - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cadernosescolaresnumerosdecimais.pdf2,68 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons