Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35488
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Laura Felix da | - |
dc.creator | Cunha, Leonardo Rossi Ferreira da | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-21T00:10:00Z | - |
dc.date.available | 2024-11-21T00:10:00Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-09 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Laura Felix da; CUNHA, Leonardo Rossi Ferreira da. Análise de um sistema de rotas em um centro de distribuição de uma empresa de materiais de construção. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35488 | - |
dc.description.abstract | Logistics is a fundamental part of the supply chain, present in the activities of acquiring resources, moving, storing and delivering the final product offered by the company. To guarantee a company's competitive advantage in the market, it is necessary to strategically plan activities in order to offer the customer higher quality products at a lower operating cost. Well-structured planning reflects the consumer's perception of the company, as well as the business's positioning in the face of competition. In order to improve the customer's purchasing experience and have a more complete view of the bottlenecks that compromise the product's placement on the market with excellence, this study analyzes the order cycle time, an indicator that measures the time from purchase to receipt of the goods by the end customer. Therefore, the study proposes to evaluate a new way of optimizing the shipping of products from a DC using a fleet of utility vehicles to improve the ordering experience of consumers in the region. The strategy used was to focus on customers located within a radius of 100 kilometers (km) from the unit. The application of this 100 kilometer (km) methodology has already been used in another unit of the same company across the country, therefore, the work also analyzes whether the option is viable in the particularities attributed to the DC in question. To this end, delivery points located close to the distribution center that the transport travels with itinerant loads were defined and the results obtained were compared with the company's reality, resulting in an 81% reduction in the delivery time of goods, guaranteeing the success of project implementation. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Caminhões - Rotas | pt_BR |
dc.subject | Transporte de mercadorias | pt_BR |
dc.subject | Distribuição de mercadorias | pt_BR |
dc.subject | Truck - Routes | pt_BR |
dc.subject | Shipment of goods | pt_BR |
dc.subject | Physical distribution of goods | pt_BR |
dc.title | Análise de um sistema de rotas em um centro de distribuição de uma empresa de materiais de construção | pt_BR |
dc.title.alternative | Analysis of a route system in a distribution center of a construction materials company | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A logística é parte fundamental da cadeia de suprimentos, presente nas atividades de aquisição dos recursos, movimentação, armazenagem e entrega do produto final ofertado pela empresa. Para garantir um diferencial competitivo de uma empresa no mercado, é preciso planejar de forma estratégica as atividades a fim de oferecer ao cliente produtos de maior qualidade a um menor custo operacional. O planejamento bem estruturado reflete na percepção do consumidor para com a empresa, assim como no posicionamento do negócio mediante a concorrência. Com a finalidade de melhorar a experiência de compra do cliente e ter uma visão mais completa dos gargalos que comprometem a colocação do produto no mercado com excelência é analisado neste estudo o tempo de ciclo do pedido, um indicador que mede o tempo desde a compra até o recebimento da mercadoria pelo cliente final. Sendo assim, o estudo propõe avaliar uma nova maneira de otimizar o frete de produtos de um CD a partir de uma frota de utilitários para melhorar a experiência de pedido dos consumidores da região. A estratégia utilizada foi a de manter o foco em clientes situados a um raio de 100 quilômetros (km) da unidade. A aplicação dessa metodologia de 100 quilômetros (km) já foi utilizada em outra unidade da mesma empresa pelo país, com isso, o trabalho também analisa se a opção é viável nas particularidades atribuídas ao CD em questão. Para isso, foram definidos os pontos de entrega localizados próximos ao centro de distribuição que o transporte percorre com cargas itinerantes e os resultados obtidos foram confrontados com a realidade da empresa, resultando em uma redução de 81% no tempo de entrega da mercadoria, garantindo o sucesso da implementação do projeto. | pt_BR |
dc.degree.local | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.publisher.local | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Branco, Fabio Jose Ceron | - |
dc.contributor.referee1 | Branco, Fabio Jose Ceron | - |
dc.contributor.referee2 | Bueno, Ana Maria | - |
dc.contributor.referee3 | Garcia, Juan Carlos Claros | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento de Engenharia de Produção | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia de Produção | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PG - Engenharia de Produção |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
analisesistemaderotas.pdf | 966,64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons