Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35488
Título: Análise de um sistema de rotas em um centro de distribuição de uma empresa de materiais de construção
Título(s) alternativo(s): Analysis of a route system in a distribution center of a construction materials company
Autor(es): Silva, Laura Felix da
Cunha, Leonardo Rossi Ferreira da
Orientador(es): Branco, Fabio Jose Ceron
Palavras-chave: Caminhões - Rotas
Transporte de mercadorias
Distribuição de mercadorias
Truck - Routes
Shipment of goods
Physical distribution of goods
Data do documento: 9-Dez-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: SILVA, Laura Felix da; CUNHA, Leonardo Rossi Ferreira da. Análise de um sistema de rotas em um centro de distribuição de uma empresa de materiais de construção. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2023.
Resumo: A logística é parte fundamental da cadeia de suprimentos, presente nas atividades de aquisição dos recursos, movimentação, armazenagem e entrega do produto final ofertado pela empresa. Para garantir um diferencial competitivo de uma empresa no mercado, é preciso planejar de forma estratégica as atividades a fim de oferecer ao cliente produtos de maior qualidade a um menor custo operacional. O planejamento bem estruturado reflete na percepção do consumidor para com a empresa, assim como no posicionamento do negócio mediante a concorrência. Com a finalidade de melhorar a experiência de compra do cliente e ter uma visão mais completa dos gargalos que comprometem a colocação do produto no mercado com excelência é analisado neste estudo o tempo de ciclo do pedido, um indicador que mede o tempo desde a compra até o recebimento da mercadoria pelo cliente final. Sendo assim, o estudo propõe avaliar uma nova maneira de otimizar o frete de produtos de um CD a partir de uma frota de utilitários para melhorar a experiência de pedido dos consumidores da região. A estratégia utilizada foi a de manter o foco em clientes situados a um raio de 100 quilômetros (km) da unidade. A aplicação dessa metodologia de 100 quilômetros (km) já foi utilizada em outra unidade da mesma empresa pelo país, com isso, o trabalho também analisa se a opção é viável nas particularidades atribuídas ao CD em questão. Para isso, foram definidos os pontos de entrega localizados próximos ao centro de distribuição que o transporte percorre com cargas itinerantes e os resultados obtidos foram confrontados com a realidade da empresa, resultando em uma redução de 81% no tempo de entrega da mercadoria, garantindo o sucesso da implementação do projeto.
Abstract: Logistics is a fundamental part of the supply chain, present in the activities of acquiring resources, moving, storing and delivering the final product offered by the company. To guarantee a company's competitive advantage in the market, it is necessary to strategically plan activities in order to offer the customer higher quality products at a lower operating cost. Well-structured planning reflects the consumer's perception of the company, as well as the business's positioning in the face of competition. In order to improve the customer's purchasing experience and have a more complete view of the bottlenecks that compromise the product's placement on the market with excellence, this study analyzes the order cycle time, an indicator that measures the time from purchase to receipt of the goods by the end customer. Therefore, the study proposes to evaluate a new way of optimizing the shipping of products from a DC using a fleet of utility vehicles to improve the ordering experience of consumers in the region. The strategy used was to focus on customers located within a radius of 100 kilometers (km) from the unit. The application of this 100 kilometer (km) methodology has already been used in another unit of the same company across the country, therefore, the work also analyzes whether the option is viable in the particularities attributed to the DC in question. To this end, delivery points located close to the distribution center that the transport travels with itinerant loads were defined and the results obtained were compared with the company's reality, resulting in an 81% reduction in the delivery time of goods, guaranteeing the success of project implementation.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35488
Aparece nas coleções:PG - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
analisesistemaderotas.pdf966,64 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons