Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35487
Título: | Um problema da roteirização de veículos e clusterização com k-means: transporte de funcionários em uma empresa do Paraná |
Título(s) alternativo(s): | A vehicle routing problem and k-means clustering: employee transportation in a company in Paraná |
Autor(es): | Luz, Andrey Stanislavski da |
Orientador(es): | Branco, Fabio Jose Ceron |
Palavras-chave: | Transporte - Planejamento Engenharia de transportes Veículos Transportation - Planning Transportation engineering Vehicles |
Data do documento: | 29-Nov-2023 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | LUZ, Andrey Stanislavski da. Um problema da roteirização de veículos e clusterização com k-means: transporte de funcionários em uma empresa do Paraná. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2023. |
Resumo: | Neste estudo, abordou-se a otimização das rotas de transporte para 78 funcionários de uma empresa no Paraná, empregando técnicas de Pesquisa Operacional (PO) para resolver um Problema de Roteirização de Veículos (PRV). O objetivo central consistiu em aprimorar as rotas existentes, tornando o transporte mais eficiente e econômico. Para isso, a metodologia empregada combinou a coleta de dados diretos e pesquisa bibliográfica, classificando-a como pesquisa aplicada. As etapas incluíram revisão sistemática da literatura, coleta de dados com o uso do Google Maps e a utilização de abordagens de clusterização e programação linear mista para resolver o PRV. Além disso, o estudo explorou o Problema do Caixeiro Viajante (PCV) e suas generalizações, como o PCV com Grupamentos (PCVG), e abordou o Problema da Roteirização de Veículos Capacitados (PRVC), todos com relevância prática em várias áreas. Para pesquisas futuras, sugere-se a inclusão de variáveis adicionais, como tempo de deslocamento e custo de combustível, para aprimorar ainda mais a otimização das rotas. A exploração de métodos alternativos, como algoritmos genéticos e heurísticas de aperfeiçoamento de rotas, também pode enriquecer as abordagens de resolução de PRV. Este trabalho representa um avanço no conhecimento em PO oferecendo insights valiosos e por atingir seus objetivos reflete o comprometimento e dedicação à pesquisa e ao processo acadêmico, além de proporcionar uma visão do enorme e contínuo potencial benéfico que a aplicação de técnicas de otimização pode trazer tanto na eficiência operacional de empresas de transporte quanto no âmbito acadêmico. A aplicação de uma heurística de duas etapas para a resolução do PRV resultou em uma redução significativa, com uma distância total percorrida pelos veículos de 189,53 Km, representando uma economia de 27% em relação às rotas atuais. |
Abstract: | In this study, the optimization of transportation routes for 78 employees of a company in Paraná was addressed, employing Operations Research (OR) techniques to solve a Vehicle Routing Problem (VRP). The central objective was to enhance existing routes, making transportation more efficient and cost-effective. The methodology combined direct data collection and literature review, classifying it as applied research. The stages included a systematic literature review, data collection using Google Maps, and the use of clustering and mixed-integer linear programming approaches to solve the VRP. Furthermore, the study explored the Traveling Salesman Problem (TSP) and its generalizations, such as the TSP with Clusters (TSPC), and addressed the Capacitated Vehicle Routing Problem (CVRP), all with practical relevance in various areas. For future research, the inclusion of additional variables, such as travel time and fuel cost, is suggested to further enhance route optimization. Exploring alternative methods, such as genetic algorithms and route improvement heuristics, can also enrich VRP resolution approaches. This work represents an advancement in OR knowledge, offering valuable insights and reflects commitment and dedication to research and the academic process, providing a glimpse of the substantial and ongoing beneficial potential that optimization techniques can bring to both the operational efficiency of transportation companies and the academic realm. The application of a two-step heuristic for VRP resolution resulted in a significant reduction, with a total distance traveled by vehicles of 189.53 km, representing a 27% savings compared to current routes. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35487 |
Aparece nas coleções: | PG - Engenharia de Produção |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
roteirizacaoveiculosempresaparana.pdf | 12,43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons