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Título: Educação de surdos em debate
Autor(es): Andreis-Witkoski, Sílvia (Org.)
Filietaz, Marta Rejane Proença (Org.)
Palavras-chave: Surdos - Educação
Surdez - Aspectos sociais
Língua brasileira de sinais
Deaf - Education
Brazilian sign language
Data do documento: 2014
Editor: EDUTFPR
Câmpus: Curitiba
Citação: ANDREIS-WITKOSKI, Silvia; FILIETAZ, Marta Rejane Proença (Org.). Educação de surdos em debate. Curitiba: Ed. UTFPR, 2014. 270 p.
Resumo: O livro Educação de surdos em debate está inserido dentro da linha de produção de conhecimento vinculado à abordagem socioantropológica sobre o sujeito surdo. Nele, autores surdos e ouvintes, professores pesquisadores de diversas universidades brasileiras e também do exterior, abordam importantes temas relacionados à educação dos mesmos. Assim sendo, a leitura do livro proporciona ao leitor a possibilidade de adentrar nas discussões sobre: as contribuições contemporâneas de produção de conhecimento científico deste grupo; as implicações metodológicas e curriculares de uma educação bilíngue para surdos; o preconceito a partir do caso de uma acadêmica surda; os estudos atinentes a surdos no século 21; a Libras na trajetória do povo e da comunidade surda; a relevância do Novo Deit-Libras para a educação bilíngue deste alunado; o trabalho pedagógico e o envolvimento parenteral com crianças surdas implantados dentro de uma perspectiva bilíngue; os desafios profissionais instituídos a partir de uma perspectiva bilíngue educacional; as políticas para a educação de surdos em Portugal; as (im)possibilidades da inclusão de surdos em contexto bilíngue no ensino médio; Literatura surda; cultura e identidades surdas; a formação docente para atuar na educação de surdos; a história da educação dos surdos; e, a educação do índio brasileiro. Todos os textos instigam educadores e pesquisadores a compreender e transformar a educação dos surdos.
Abstract: The book Education of the deaf at issue is inserted within the line of knowledge production linked to the socio-anthropological approach on the deaf subject. In it, deaf authors and listeners, teachers’ researchers from several Brazilian universities and also from abroad, address important topics related to the education of them. In this way, the reading of the book provides the reader with the possibility of entering into the discussions on: The contemporary contributions of the production of scientific knowledge of this group; The methodological and curricular implications of a bilingual education for the deaf; Prejudice from the case of a deaf scholar; The Deaf Studies in the 21st century; The pounds on the trajectory of the people and deaf community; The relevance of the New Deit-LIBRAS (Brazilian Language of Signals) for the bilingual education of this pupil; Pedagogical work and parenteral involvement with deaf children implanted within a bilingual perspective; The professional challenges established from an educational bilingual perspective; The policies for deaf education in Portugal; The (im)possibilities for the inclusion of deaf people in a bilingual context in high school; Deaf literature; Deaf culture and identities; Teacher training to act in the education of deaf people; The history of education of the deaf; And the education of the Brazilian Indian. All texts instigate educators and researchers to understand and transform the education of the deaf.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3548
ISBN: 9788570141095
Aparece nas coleções:Linguística, Letras e Artes

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