Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35475
Título: A materialização do código técnico dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia: um estudo de caso do IFPR - campus Paranaguá
Título(s) alternativo(s): The materialization of the technical code of the federal institutes of education, science and technology: a case study of the IFPR - Paranaguá campus
Autor(es): Chiarelli, Alexandre
Orientador(es): Amorim, Mário Lopes
Palavras-chave: Educação profissional - Aspectos Sociais
Ensino técnico - Aspectos sociais
Tecnologia - Aspectos sociais
Instituto Federal do Paraná - Paranaguá (PR) - Legislação
Desenvolvimento econômico - Aspectos sociológicos
Infraestrutura (Economia)
Educação - Aspectos políticos
Professional education - Social aspects
Technical education - Social aspects
Technology - Social aspects
Instituto Federal do Paraná - Paranaguá (Brazil) - Law and legislation
Economic development - Sociological aspects
Infrastructure (Economics)
Education - Political aspects
Data do documento: 30-Ago-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CHIARELLI, Alexandre. A materialização do código técnico dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia: um estudo de caso do IFPR - campus Paranaguá. 2024. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2024.
Resumo: O trabalho busca entender a materialização do Código Técnico dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifs) através da perspectiva dos Estudos de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Focado no período neodesenvolvimentista, durante os governos Lula da Silva (2003-2010) e Dilma Rousseff (2011-2016), o estudo utiliza a Teoria Crítica da Tecnologia de Feenberg (2010, 2015), mais especificamente sua noção de Código Técnico, para analisar como as escolhas tecnológicas refletem interesses de poder. Especificamente, avalia se o campus Paranaguá do Instituto Federal do Paraná (IFPR) cumpre as finalidades estabelecidas pela lei n° 11.892/2008 e sua integração com arranjos sociais e culturais locais. A metodologia inclui revisão bibliográfica e análise documental, abordando a historicidade da educação profissional no Brasil, destacando o crescimento econômico e o investimento estatal nos mandatos de Lula e Dilma, que favoreceram a criação dos Ifs. Este período se caracterizou pela expansão e interiorização da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, com a criação de novas unidades educacionais. A pesquisa é organizada em três capítulos, abordando a educação profissional, o conceito de Código Técnico e sua aplicação no IFPRParanaguá, baseando-se na historicidade e normatização legal. O estudo examina a evolução legislativa e o impacto das políticas de ciência e tecnologia na educação, buscando identificar a materialização do Código Técnico no campus de Paranaguá, considerando a interação entre a agência humana e a reorientação tecnológica proposta por Feenberg, utilizando como método de constatação material do Código Técnico as considerações de Eliezer Pacheco sobre a verticalização, transversalidade, pluricurricularidade, e estrutura multicampi.
Abstract: The work seeks to understand the materialization of the Technical Code of the Federal Institutes of Education, Science and Technology (Ifs) through the perspective of Science, Technology and Society Studies (STS). Focused on the neodevelopmentalist period, during the Lula da Silva (2003-2010) and Dilma Rousseff (2011-2016) governments, the study uses Feenberg’s Critical Theory of Technology (2010, 2015), more specifically its notion of Technical Code, to analyze how technological choices reflect power interests. Specifically, it assesses whether the Paranaguá campus of the Federal Institute of Paraná (IFPR) fulfills the purposes established by law n°. 11.892/2008 and its integration with local social and cultural arrangements. The methodology includes bibliographic review and documentary analysis, addressing the historicity of professional education in Brazil, highlighting economic growth and state investment during the Lula and Dilma mandates, which favored the creation of Ifs. This period was characterized by the expansion and internalization of the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education, with the creation of new educational units. The research is organized into three chapters, addressing professional education, the concept of Technical Code and its application in the IFPR-Paranaguá, based on historicity and legal regulations. The study examines the legislative evolution and the impact of science and technology policies on education, seeking to identify the materialization of the Technical Code on the Paranaguá campus, considering the interaction between human agency and the technological reorientation proposed by Feenberg, using as a method of verification material from the Technical Code Eliezer Pacheco’s considerations on verticalization, transversality, pluricurricularity, and multicampi structure.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35475
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
materializacaocodigotecnicoifpr.pdf1,13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons