Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35474
Título: Otimização de problemas de roteirização para a operação logística de uma empresa comercial atuante no estado de São Paulo
Título(s) alternativo(s): Optimization of routing problems for the logistics operation of a commercial company operating in the state of São Paulo
Autor(es): Mattos, Bryan Luis Oliveira de
Costa Filho, Lucio Inácio
Orientador(es): Branco, Fábio José Ceron
Palavras-chave: Logística empresarial
Transporte de mercadorias
Administração de empresas
Business logistics
Shipment of goods
Industrial management
Data do documento: 30-Nov-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: MATTOS, Bryan Luis Oliveira de; COSTA FILHO, Lucio Inácio. Otimização de problemas de roteirização para a operação logística de uma empresa comercial atuante no estado de São Paulo. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2023.
Resumo: O presente estudo tem como principal foco aplicar o conceito do Problema do Caixeiro Viajante em uma otimização de possíveis problemas de roteirização para a operação logística estabelecida de uma empresa comercial atuante no estado de São Paulo. O objetivo geral do trabalho é identificar os benefícios e potenciais impactos na otimização das rotas reais da empresa através do PCV aplicado gerando rotas simuladas e por sua vez, uma análise comparativa entre elas. Para tanto, faz-se necessário conceituar logística, pesquisa operacional e o PCV, e realiza-se uma análise dos resultados a fim de identificar os benefícios para otimização da operação logística da empresa. O Problema do Caixeiro Viajante é comumente utilizado para otimizar o processo de roteirização em empresas de transporte e logística, ou que têm na logística parte importante do seu processo produtivo/comercial. E é nesse contexto que o PCV se configura como uma ferramenta importante para otimizar a rota dos veículos, proporcionando assim economias significativas. Estruturado como uma pesquisa aplicada, de caráter exploratório e descritivo, esse estudo apresenta os resultados de forma qualitativa e quantitativa, a partir da coleta de informações de fontes secundárias. E a partir de seu desenvolvimento foi possível concluir que os impactos são positivos e as rotas simuladas, em sua maioria, apresentam economias em distância, tempo e custo. Algumas delas apresentam redução superior à 20% nessas variáveis e no total geram uma economia de R$5.440,56 mensais e R$ 65.286,72 anuais.
Abstract: The main focus of this study is to apply the concept of the Traveling Salesman Problem in an optimization of possible routing problems for the established logistics operation of a commercial company operating in the state of São Paulo. The general objective of the work is to identify the benefits and potential impacts on the optimization of the company's real routes through the applied TSP, generating simulated routes and, in turn, a comparative analysis between them. Therefore, it is necessary to conceptualize logistics, operational research and the TSP, and an analysis of the results is carried out in order to identify the benefits for optimizing the company's logistics operation. The Traveling Salesman Problem is commonly used to optimize the routing process in transport and logistics companies, or companies that have logistics as an important part of their production/commercial process. It is in this context that the TSP is configured as an important tool to optimize the route of vehicles, thus providing significant savings. Structured as applied research, with an exploratory and descriptive character, this study presents the results in a qualitative and quantitative way, from the collection of information from secondary sources. Based on its development, it was possible to conclude that the impacts are positive and most of the simulated routes show savings in terms of distance, time and cost. Some of them show a reduction of more than 20% in these variables and in total generate savings of R$5,440.56 per month and R$65,286.72 per year.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35474
Aparece nas coleções:PG - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
otimizacaoproblemasroteirizacaologistica.pdf4,51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons